Pretende-se que este centro descentralize a Ciência, colocando-a mais próxima das comunidades locais oferecendo conteúdos expositivos que promovam a formação complementar em áreas científicas e pedagógicas, sendo por isso preferencialmente vocacionado para públicos em idade escolar.
A primeira grande exposição a ser inaugurada, resulta de uma parceria com a Rede Nacional “Ciência Viva” e com o “Experimentarium” – Centro de Divulgação Cientifica de Copenhaga (Dinamarca). Denominada de “Espinafres & Desporto” destina-se a todas as idades, mas é especialmente pensada para os públicos escolares e foca-se na importância do desporto e de uma alimentação saudável para um estilo de vida equilibrado.
Dada a pertinência e atualidade da temática abordada, a exposição promete ser um sucesso. Estará patente ao público ao longo de 9 meses, entre 18 de setembro de 2017 e 15 de Junho de 2018, período que permitirá que o máximo de alunos de qualquer grau de ensino, possa ter a oportunidade de a visitar.
A OesteSustentável irá desenvolver no ano letivo 2017/2018 a competição escolar “Ventos de Poupança 2”, esta contemplará uma vertente inovadora através da realização de atividades lúdico-pedagógicas usando uma aplicação para smartphones, promovendo assim a eficiência energética e a cooperação social e intergeracional entre jovens e IPSS de cerca de 100 escolas do 3º Ciclo e ensino secundário dos municípios do Oeste, Barreiro, Moita, Montijo, Seixal, Cascais e Alta Estremadura.
A OesteSustentável enquanto parceiro institucional fará uma ponte entre este projeto e a exposição, promovendo iniciativas e potenciando o aumento de visitantes através da medida “Ventos de Poupança 2” no âmbito do PPEC – Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de energia elétrica 2017/2018, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.