Oficinas apresentam exposição de pintura Para além da realidade
Artes
As Oficinas de Formação e Animação Cultural inauguram no dia 19 de janeiro, às 18 horas, em colaboração com o MAC-Movimento de Arte Contemporânea, a exposição de pintura “Para Além da Realidade, 1990 a 2017 – 27 anos de Pintura”, de Álvaro Assunção.
Álvaro de Assunção Rodrigues dos Santos nasceu em Coimbra, em 1969. Licenciou-se em pintura, em 1994, na Escola Superior de Tecnologias Artísticas de Coimbra – A.R.C.A.
Em 1990, paralelamente à carreira profissional e estudantil começou a participar em exposições coletivas. Em 1995 iniciou a sua primeira exposição individual.
Professor de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento foi ainda, professor de Desenho e Pintura na Associação de Desenvolvimento Cultural, Palha de Abrantes, de 1999 a 2008. É sócio da Associação dos Antigos Alunos da ARCA-EUAC, (Escola Universitária das Artes de Coimbra) desde 2005. No ano passado, recebeu o Prémio MAC Artes Plásticas 2017, Menção Honrosa em Pintura.
Álvaro Assunção é um “pintor de reconhecido mérito, com personalidade fortemente expressiva, de uma espontaneidade à flor da pele e de um virtuosismo incontestável, … uma testemunha sensível da nossa época”…De uma entrega total à sua arte, e com uma técnica com um estilo próprio, Álvaro Assunção propõe-nos através a sua pintura “ideias, pensamentos e conceitos plenos de paixão e energia”… “Observando os seus quadros, encontramo-nos perante enigmas, fascínios, universos simbólicos para serem apreciados pela meditação”, esclarece Álvaro Lobato Faria, diretor do MAC.
A exposição “Para Além da Realidade, 1990 a 2017 – 27 anos de Pintura” vai estar patente ao público até ao dia 10 de fevereiro, e como habitualmente visitas guiadas podem ser realizadas às quartas-feiras, mediante marcação prévia, para o público escolar e o público em geral.