Select Page

Olisipíadas, 14 e 15 de maio

Perto de mil crianças e jovens participaram nos últimos jogos das fases locais das Olisipíadas, no fim-de-semana de 14 e 15 de maio.

No sábado de manhã, os jogos de Andebol na escola Sarah Afonso, nos Olivais, contaram com 113 atletas participantes numa manhã de jogos dinamizada com o apoio da ARAL – Associação de Moradores do Alto do Lumiar, do Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal, Clube Oriental de Lisboa, Grupo Desportivo Recreativo Tunelense, Escola Alice Vieira e associação “O Companheiro”.

Na escola Aida Vieira, 31 jogadores participaram nos jogos de Xadrez dinamizados com o apoio do Vicentix, da Associação Desportiva Recreativa e Cultural da Mata de Benfica e da associação Educar a Sorrir. No Polidesportivo do Passadiço, na freguesia de Santo António, 26 atletas inscritos na modalidade de Basquetebol representaram as suas freguesias, a EB1 Sampaio Garrido e as associações de pais e encarregados de educação da Escola Santo António e São João de Deus. Ainda no período da manhã, no Complexo Desportivo da Lapa, o evento de Judo reuniu 55 participantes que representaram o Clube Atlético de Campo de Ourique, o Ginásio clube Português, a Escola de Judo Nuno Delgado e o Externato “O Lar da Criança”.

À tarde, houve Ciclismo no Parque José Gomes Ferreira para 65 ciclistas do Coelhinhos-Ecclx, do Agrupamento de Escola Francisco Arruda, da Junta de Freguesia dos Olivais, da Escola Alice Vieira, do Atlético Clube de Portugal e da EB1 Sampaio Garrido.

No domingo, os principais “palcos” dos jogos foram os campos de Rugby e de Futebol do Técnico, nas Olaias, que receberam mais de 400 jogadores das duas modalidades, e o Pavilhão da Escola Secundária D. Dinis que acolheu um sarau de Ginástica com mais de 500 participantes, exactamente 517.

Nos jogos da manhã nos campos do Técnico, distribuíram-se os 193 jogadores de Futebol por várias equipas, que representaram as freguesias de Alvalade e Areeiro e Avenidas Novas, a APEE da Escola São João de Deus, a Piscina Municipal do Casal Vistoso, a associação Educar e Sorrir, o grupo desportivo “Os Lâncias”, o Externato Passos Manuel e a EB1 Sampaio Garrido.

Nos campos de Rugby, os 230 jogadores inscritos nas freguesias das zonas centro, centro histórico, oriental e norte da cidade representaram os seguintes clubes e associações locais: ARAL, Clube de Rugby do Técnico, Decathlon da Amadora, Clube de Rugby São Miguel, Clube de Futebol “Os Belenenses”, associação Sporting Clube de Portugal – Rugby e EB1 Alice Vieira.

Noutra zona da cidade, em Carnide, nos campos do Clube Atlético e Cultural, mais 120 crianças e jovens jogaram Futebol. Além das juntas de freguesia, que coordenam estas fases locais, foram determinantes na boa organização destes momentos desportivos os seguintes clubes, associações e escolas: Clube Atlético e Cultural, ARAL, APEE da Escola 49, Sport Futebol Palmense, Grupo Desportivo Águias da Charneca, Escola Academia Sporting de Carnide, Real Colégio de Portugal e Clube de Futebol “Os Torpedos”.

Na zona oriental, na Escola Secundária D. Dinis, o pavilhão esgotou a capacidade das bancadas com as centenas de pais que acompanharam os filhos ao sarau de Ginástica. 517 participantes representaram as suas freguesias, as suas escolas e clubes. Estiveram envolvidos atletas, treinadores e técnicos do Clube Atlético de Alvalade, do Ginásio Clube Português, do Sport Lisboa e Benfica, Clube Oriental de Lisboa, ARAL, Centro Cultural Recreativo das Crianças do Cruzeiro e Rio Seco, Lisboa Ginásio Clube, Agrupamento de Escolas Francisco Arruda, Externado “O Lar da Criança”, EB1 Sampaio Garrido, Associação Desportiva e Cultural Capoeira Beija-Flor, ADCEO – Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais, C.S.P. São Maximiliano Kolbe, Colégio de Santa Maria, APEE do Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar, Atlético Clube de Portugal e Núcleo Josefa de Óbidos.

Pontos de Interesse

Ano Europeu do Património Cultural 2018

Por proposta da Comissão Europeia o Parlamento Europeu adotou a Decisão que estabelece 2018 como o Ano Europeu do Património Cultural (AEPC 2018). O AEPC 2018 é enquadrado pelos grandes objetivos da promoção da diversidade cultural, do diálogo intercultural e da...