Perante uma plateia muito atenta, onde se destacava o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e as Vereadoras da Cultura e da Educação, Catarina Vaz Pinto e Catarina Albergaria, respectivamente, a Orquestra Geração tocou durante cerca de quarenta minutos arrancando muitos aplausos do público que enchia a praça.
Com um reportório variado onde se incluíram temas de Rossini e de Handel, um dos momentos altos deste fim de tarde foi a atuação da fadista Joana Amendoeira que, com a Orquestra, interpretou temas bem conhecidos de todos como “Lisboa Menina e Moça” ou “Esta Lisboa que eu Amo”.
Uma forma de homenagem à “nossa cidade” onde o fado não podia ficar de fora.
Com o desafio de pensar as Festas de Lisboa no ano em que a cidade é Capital Ibero-americana da Cultura, os temas latinos não podiam ficar de fora do concerto inaugural. Sob a batuta do maestro Jorge Camacho o “salero” dos ritmos quentes da música latina tomaram conta da Praça do Município.
A Orquestra Geração
A Orquestra Geração é um projeto pedagógico de inclusão social através da música. São já mais de 1000 alunos, de escolas situadas em zonas com menor oportunidade de acesso ao ensino das artes, abrangidos por este sistema.
Com o apoio exclusivo da Câmara Municipal de Lisboa, foi constituía com os alunos mais avançados destas escolas a Orquestra Jovem Municipal Geração de Lisboa que, sob a orientação do maestro Jorge Camacho, tem atuado em diversos eventos e grandes salas de concertos.