Orquestra Geração “dá musica” ao São Jorge
A aposta deste ano foi para um elenco mais variado , com convidados muito especiais , como os fadistas Ricardo Ribeiro e Joana Amendoeira, bem como o guitarrista Bernardo Romão que, com a orquestra, interpretaram temas bem conhecidos de todos como “Povo que lavas no Rio”, “Lisboa Menina e Moça” ou “Esta Lisboa que eu amo”.
Uma forma de homenagem à “nossa cidade” em que o fado não podia ficar de fora.
Na plateia, Catarina Albergaria, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Lisboa era, acima de tudo uma espectadora muito orgulhosa de um projeto, que se tem vindo a afirmar como “um meio de coesão das populações locais, em torno de uma causa social e educativa que integra os seus jovens e já se constitui com o um elemento cultural e social da cidade”.
É a sexta vez que o Cinema São Jorge recebe o vento que tem como “cabeça de cartaz” a Orquestra Jovem Municipal Geração Lisboa, dirigida pelo seu maestro Jorge Camacho.
O concerto começou com a atuação os meninos da Batucaria, uma orquestra de percussão da Associação Renovar a Mouraria, formada por crianças e jovens do bairro e inspirada nas tradições afro-brasileiras que colheram muitos aplausos das cerca de 400 pessoas presentes.
“I`m a beliver”, celebrizado no filme de animação Shrek, foi um dos temas tocados pelo Grupo de Sopros da Orquestra Geração de Lisboa que subiram ao palco logo a seguir.
Sob a batuta do Professor Bruno Santos, este grupo é constituído por alunos dos polos da OG das escolas da Boavista, Ajuda e Armador.
A musica continuou com o Coro e com a Orquestra Médica de Lisboa.
Depois de quase duas horas de concerto o espetáculo terminou em apoteose com a atuação da Orquestra Jovem Municipal Geração Lisboa e seus convidados.
Orquestra Jovem Municipal Geração Lisboa.
No sentido da continuação da concretização dos objetivos propostos no início da implementação da Orquestra Geração, em escolas de Lisboa, foi criada em 2015, a Orquestra Jovem Municipal Geração Lisboa.
A OJMGL é atualmente um agrupamento que reúne os alunos mais avançados da Orquestra Geração de Lisboa, programa municipal em curso desde 2010.