O ano de 2017 inicia-se com bons motivos para ir ao cinema. Em janeiro, no Auditório São Mateus, vão estar em exibição três filmes, às sextas-feiras e uma ao domingo.
O ano arranca com o “Herói de Hacksaw Ridge”, na sexta-feira, dia 6, pelas nove e meia da noite, para maiores de 16 anos.
O sonho do jovem Desmond T. Doss de se tornar médico é adiado devido aos escassos meios financeiros da família. Empenhado em salvar vidas, alista-se no Exército norte-americano para cumprir o que considera ser sua obrigação: ajudar os combatentes da Segunda Grande Guerra, mesmo sabendo que as suas convicções pessoais e religiosas o impossibilitam de possuir uma arma ou matar um inimigo. Como pode um soldado lutar pelo seu país sem proteção? Doss tenciona dar o seu contributo integrando a unidade médica e salvando as vidas dos soldados feridos em combate.
Apesar do desdém e preconceito de alguns dos seus colegas, que vêem a sua atitude como um acto de cobardia, será durante a batalha de Okinawa (no Japão), sem pegar em armas ou disparar um tiro, que mostrará a sua bravura. Sozinho, quando todos aguardam pelo nascer do dia, ele salva 75 homens abandonados à morte em território inimigo. Esse feito fará dele o primeiro opositor de consciência a receber a Medalha de Honra do Congresso norte-americano.
No dia 22, domingo, a animação está de regresso ao grande ecrã, com “Cantar”, para maiores de seis anos, a partir das quatro da tarde. Um filme com muita animação para os mais novos. Há muito que o coala Buster Moon gere um grande teatro. Se em tempos o local foi grandioso e muito bem frequentado, hoje encontra-se à beira da ruína. Determinado a não desistir do grande projecto da sua vida, Buster tem uma ideia genial: criar um concurso de cantores. Assim, anuncia uma competição onde, para além de um prémio de cem mil dólares, qualquer um pode mostrar o seu valor e cantar para uma grande plateia de entendidos. O concurso vai trazer uma série de talentos escondidos nas criaturas mais inesperadas, alguns mais interessados no prémio, outros esperançosos em mudar as suas vidas e dar largas às suas ambições artísticas.
Entre a pandilha de candidatos, vamos conhecer um rato arrogante e muito ambicioso, uma tímida elefante com pânico do palco, a extraordinariamente cansada mãe de 25 leitões, um jovem gorila pertencente a uma família de mafiosos que se quer afastar do mundo do crime e uma porco-espinho punk que tem a sua própria banda de rock alternativo. Cada um deles decide que é chegado o momento de se libertar da monotonia da sua vida e mostrar ao mundo o seu valor…
Neste mês de janeiro, pode ainda assistir ao filme “Beleza Colateral”, na sexta-feira, dia 27, pelas nove e meia da noite e para maiores de 12 anos.
Howard Inlet (Will Smith) é um publicitário nova-iorquino que leva uma vida aparentemente perfeita, até ao dia em que a filha morre. Uma imensa depressão abate-se sobre si. Inlet retira-se da vida que antes tinha e escreve cartas ao Amor, ao Tempo e à Morte, os conceitos abstratos que estavam na base da sua filosofia publicitária. O que Inlet não esperava era que estes respondessem e contactassem consigo sob forma humana.
Bilhetes à venda no Posto de Turismo, durante a semana, e uma hora antes da sessão no Auditório São Mateus, numa organização da Câmara Municipal de Elvas.