Select Page

Padre Delmar Barreiros (Trancoso) e Suzette Fernandes (Sabugal) distinguidos pelo Prémio Portugueses de Valor 2018

A lista de dez premiados – escolhidos por um júri de entre um grupo de 100 nomeados, na iniciativa anual do grupo LusoPress que decorreu na Figueira da Foz – inclui sete emigrantes e um lusodescendente residentes em França, um emigrante nos EUA e o padre Delmar Barreiros, 80 anos, natural de Trancoso, que é conhecido como o Padre dos Emigrantes ou o Padre do Benfica.

A lista de galardoados, disponibilizada hoje à agência Lusa, inclui ainda o lusodescendente Tiago Martins, diretor comercial de uma companhia de aviação, Suzette Fernandes, natural do Sabugal (Guarda) e ativista, em França, numa associação que fundou pelo fim das vacinas com alumínio, e o açoriano António Teixeira, emigrante nos EUA, país onde preside à Fundação Faialense.

A lista de premiados na iniciativa do grupo de comunicação sediado cerca de 20 quilómetros a sudeste da capital francesa inclui ainda Armindo Freire, natural de Pombal e gerente de uma empresa em que 90% dos funcionários são portugueses, Joaquim Barros, natural de Viana do Castelo e empresário do setor da construção na região de Paris, e Isabel da Ponte, engenheira, natural de Valença do Minho e a residir em França.

Os restantes três emigrantes em França premiados com o galardão Portugueses de Valor 2018 são o formador na área da hotelaria Victor Ferreira, natural de Lisboa, Luís Gonçalves, oriundo do concelho de Guimarães e empresário na área do aquecimento, e Henrique Costa, nascido no concelho de Ansião (Leiria) e empresário de telecomunicações.

A comitiva “Portugueses de Valor”, constituída por cerca de 150 pessoas, entre promotores do galardão, premiados, nomeados e familiares, foi hoje recebida na autarquia da Figueira da Foz pelo presidente da autarquia, João Ataíde, que classificou os emigrantes portugueses e os lusodescendentes como os “maiores embaixadores [de Portugal] em qualquer parte do mundo” e lhes pediu que fossem “embaixadores da Figueira da Foz”.

Na ocasião, João Ataíde apresentou à plateia as oportunidades de investimento neste município do litoral do distrito de Coimbra em áreas como a agroalimentar ou ligadas à floresta e economia do mar, entre outras, evidenciando igualmente os mecanismos da autarquia ao dispor de potenciais interessados, como o gabinete de apoio ao investidor, a incubadora de empresas ou o laboratório Marefoz, constituído em parceria com a Universidade de Coimbra.

O presidente da Câmara destacou ainda a indústria hoteleira e de lazer, nomeadamente as cerca de três mil camas disponíveis e equipamentos para a realização de reuniões e congressos e atividades ligadas ao surf, desportos de aventura e caminhadas “opções saudáveis que permitem uma estadia agradável”, frisou.

O autarca evidenciou ainda que no concelho residem cerca de 40 famílias francesas, número que “tem tendência para crescer” afirmou João Ataíde.

De acordo com os promotores da iniciativa, a comitiva “Portugueses de Valor” é recebida na terça-feira, em Lisboa, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Pontos de Interesse

COMEMORAÇÃO DO DIA DOS AVÓS 

Neste encontro marcaram presença cerca de 200 participantes de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) concelhias, assim como da Universidade Sénior do Sabugal. O programa deste dia comemorativo incluiu a apresentação da peça de teatro ‘Uma Velha...