Select Page

Parcerias com instituições garantem mais 10 equipamentos sociais para crianças e jovens da Região, anuncia Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo anunciou hoje que está em curso, em várias ilhas dos Açores, a construção e a requalificação de 10 equipamentos sociais na área da infância e juventude, através de parcerias que o Executivo está apostado em prosseguir com as instituições privadas desta área.

 

“Este é um esforço que deve continuar e que o Governo está comprometido com ele”, garantiu Vasco Cordeiro, após ter visitado a creche ‘O Girassol’, que hoje comemora o seu 40.º aniversário, do Centro de Bem-Estar Social da Paróquia de Santa Cruz das Flores.

 

No segundo dia da visita estatutária a esta ilha, o Presidente do Governo adiantou que, no âmbito deste esforço, estão em fase de construção e remodelação uma dezena de equipamentos sociais na área da infância e juventude, como creches, jardins de infância, centros intergeracionais e centros de atividades de tempos livres, nas ilhas de São Miguel, Faial, Corvo e Terceira, que ascendem a cerca de 14 milhões de euros.

 

“Este é um processo que deve continuar, um processo que, em algumas das nossas ilhas, necessita de ser reforçado, como é o caso de São Miguel, para dar maior abrangência, mas que noutras ilhas tem já taxas de cobertura bastante consideráveis”, assegurou.

 

Na última legislatura, no âmbito das parcerias firmadas com IPSS e Misericórdias, foram inauguradas, em várias ilhas, mais de uma dezena de creches e jardins de infância, que representaram um esforço de investimento de quase 13 milhões de euros.

 

Depois de ter plantado árvores, acompanhado pelas crianças da creche ‘O Girassol’, para assinalar os 40 anos da instituição, Vasco Cordeiro adiantou aos jornalistas que a Região já dispõe de cerca de 300 valências na área da infância e juventude, que abrangem quase 12 mil crianças e jovens Açorianos.

 

“Esta parceria entre instituições privadas e o Governo dos Açores permite, não apenas dar condições às crianças nesta fase inicial da sua formação, mas também ajudar as famílias, através de equipamentos onde elas possam ter os seus filhos com segurança e conforto durante o período de trabalho”, destacou o Presidente do Governo.

Pontos de Interesse