Select Page

Parque da Piedade animado com a Feira de São Mateus

A Feira de São Mateus abriu esta sexta-feira as suas portas, com a inauguração oficial da Praça da Feira, um espaço diferente, da responsabilidade da Câmara Municipal de Elvas, e onde se pode assistir comodamente aos espetáculos no palco secundário, assim como tem no seu redor os stands institucionais, de artesanato e gastronomia.

Neste ato oficial marcaram presença o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha; o Ministro da Cultura, Luís de Castro Mendes; o presidente da Assembleia Municipal, Paulo Canhão, o vice-presidente Manuel Valério; os vereadores da Câmara Municipal Vitória Branco, Tiago Abreu e Tiago Afonso, além de autarcas e demais entidades convidadas. 

 
Neste ato, Nuno Mocinha, salientou a aposta em espaços que marquem a diferença, em relação ao que era habitual, diferenças em relação aos anos anteriores, manifestando o seu desejo “de que as mesmas vão de encontro ao que os elvenses desejavam”, uma vez que foi um “investimento feito para melhorar a imagem do São Mateus, para lhe dar uma nova dinâmica e mais moderna”.

A aposta passa também por melhorar as condições de receção aos milhares de visitantes que vêm a Elvas por esta altura, promovendo, em simultâneo a cidade e o seu património, além de investir na oferta de animação , com “dois palcos de animação e um cartaz mais atrativo”, salientou o autarca.

O Ministro da Cultura agradeceu o convite para estar presente na abertura oficial do certame, salientando que Elvas é uma cidade de cultura, “não só pelo seu património, que é Património da Humanidade, como também por outras vertentes, como o Museu de Arte Contemporânea”, salientando ainda as raízes culturais das “festividades do São Mateus”.

As Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade, têm o seu início oficial na terça-feira, com a Procissão dos Pendões, data em que também acontece a abertura da Zona de Espetáculos, onde vão decorrer os concertos com artistas de renome nacional e internacional.

O programa de animação, na “Praça da Feira”, arrancou ontem com uma programação multifacetada, onde todos os dias vai haver atuações, de cariz popular, e com a atuação da Brigada 14 de Janeiro, enquanto que este sábado realiza-se uma noite de fados, com os artistas Helena Brita, Augusto Carujo “Zarinha”, Carla Isabel, Joaquim Canhoto, José Luís Russo, Luís Lourenço, Joaquim Carvalho “Bisca”, Nelson Cardoso, Rosa Maria e Toy Faria, acompanhados por João Esquetim, na Guitarra Portuguesa, Rogério Ferreira, na Viola de Fado e Rui Garrido, na Viola Baixo.

No dia 18 (domingo), é a vez do Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa animar o espaço; dia 19 (segunda-feira), atua Grupo de Cantares Santa Eulália; dia 20 (terça), o grupo Xumbo Torto; dia 21 (quarta-feira), realiza-se um baile com o duo Jorge & Célia; dia 22 (quinta), são os “Rumo ao Sul”; dia 23 (sexta-feira), grupo Voz Amiga da Terrugem; por fim, no sábado dia 24, atuam na “Praça da feira” o Duo Hélio & Eurico. Todos os espetáculos começam às 21h30m.
 
E não haveria melhor forma de começar a festejar. Dia 20, terça-feira, sobe ao palco Emanuel, seguido de Quim das Remisturas; encerra a noite, Dj Foksen. No dia 21, quarta-feira, atuam na zona de espetáculos Aurea, Karetus e ainda Djoana. No terceiro dia de festas, dia 22, quinta-feira, Nelson Freitas é o primeiro a subir a palco, seguido de Ezzra; para terminar a noite em grande, DJ Ride. Dia 23, sexta-feira, atua no Parque da Piedade o cantor Agir, enquanto o DJ Tom Enzy e Oskar Dj encerram a noite. No último dia de espetáculos, dia 24, sábado, é a vez de Rui Veloso se apresentar em palco; no final de noite, atuam Dj Grouse e Kura, DJ conhecido internacionalmente que encerra a festa.
 
Quanto aos preços de entrada no evento, de 16 a 20 de setembro o evento vai ter entrada gratuita. A partir de dia 21 de setembro a zona de espetáculos passa a ser paga: no dia 21 o bilhete tem o preço de 4 euros, dia 22 custa 5 euros, dia 23 são 8 euros e dia 24 a entrada tem um valor de 10 euros. A pulseira semanal custa 20 euros.
 
A pensar naqueles que pretendem apenas assistir apenas aos Dj´s, vai haver preço unitário especifico, cobrado a partir da atuação do Dj (20 de setembro – gratuito, 21 de setembro – 2 euros, 22 de setembro – 2,5 euros, 23 de setembro – 4 euros e 24 de setembro – 5 euros).
 
Os portadores do Cartão Smartjovem (20%), do Cartão Idade de Ouro (50%) e Família Mais (50%) têm direito a descontos. Também as empresas e instituições que queiram comprar mais de 30 bilhetes podem usufruir de 20% de desconto.
 
As crianças e jovens até aos 15 anos (inclusive) não pagam entrada, devendo recolher o bilhete no próprio dia, mediante apresentação do Cartão de Cidadão.

Pontos de Interesse

Reunião de câmara na quarta-feira, 26, em Varche

A Câmara Municipal de Elvas tem uma reunião ordinária do seu Executivo, na quarta-feira, dia 26, às 18 horas, no Centro Cultural de Varche. A sessão, aberta ao público, apresenta a seguinte ordem de trabalhos: 1 – Período Antes da Ordem do Dia 2 – Aprovação da Ata de...