O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou hoje, na Horta, que, em 2019, os Açores poderão ficar “muito perto” da conclusão das construções do parque escolar da Região.
Avelino Meneses, que falava na Assembleia Legislativa, no âmbito das audições sobre as propostas de Plano e Orçamento para o próximo ano, afirmou que em 2019 ficarão concluídas as obras escolares na Calheta, em S. Jorge, e na Canto da Maia, em Ponta Delgada.
No próximo ano, além da prossecução das obras nas Capelas, em S. Miguel, encontra-se “já lançado” o concurso para a empreitada da escola de Rabo de Peixe e o projeto da escola dos Arrifes está em fase de revisão, acrescentou, adiantando ainda que está em análise o projeto de reabilitação da Escola Básica Integrada da Lagoa, também na ilha de S. Miguel.
Para o titular da pasta da Educação, concluídas estas obras, o que não acontecerá de uma só vez, os Açores ficarão “efetivamente” com o parque escolar “relativamente pronto”.
Apesar destas obras, o Governo dos Açores vai continuar a investir no próximo ano, “fundamentalmente, na reparação e no restauro” das escolas que “já não são intervencionadas há algum tempo”, tendo para o efeito reservado cerca de três milhões de euros, frisou Avelino Meneses.
O Secretário Regional realçou, por outro lado, que, na área da cultura, a Região “está muito próxima” de atingir o “propósito central” de dotar cada uma das ilhas com uma unidade museológica de referência.
Esse propósito, acrescentou, está em vias de ser atingido com a inauguração, que ocorreu no verão, do Núcleo Museológico de Vila do Porto do Museu de S. Maria, com a inauguração, para breve, do Museu do Tempo, no Corvo, e com o arranque do Museu Francisco de Lacerda, em S. Jorge.
Para além destes projetos, ainda no âmbito da cultura, o Secretário Regional destacou o lançamento, em 2019, da segunda fase da obra do Museu Carlos Machado, em S. Miguel, a recuperação da Torre e do Cinema do Aeroporto, em Santa Maria, e o projeto do Museu da Construção Naval, na ilha do Pico.
Quanto ao desporto, além do acréscimo de 250 mil euros para investimento no próximo ano, Avelino Meneses frisou o esforço que o Governo dos Açores tem realizado no Estádio de S. Miguel, dotando-o das condições necessárias para os jogos da primeira Liga em que se encontra envolvida a equipa do Santa Clara.