Select Page

Parque Tecnológico de Óbidos e NERLEI desafiam profissionais das TIC e industriais da região a projetar futuro de um distrito 4.0

O Parque Tecnológico de Óbidos promove dia 13 de outubro, em conjunto com a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, o evento “Óbidos + Leiria – Distrito 4.0”, um encontro de networking de profissionais das Tecnologias da Informação e Comunicação com representantes de alguns dos principais setores industriais da região.

Como passar de um património desvalorizado como o distrito de Leiria para um cenário de futuro baseado na economia digital e na Indústria 4.0 será a questão central deste encontro, que pretende refletir sobre o papel, a importância e o impacto da Tecnologia no desenvolvimento e competitividade das diferentes indústrias.

“O desconhecimento entre empresas e empreendedores do distrito de Leiria é o nível mais básico de cooperação que temos de ultrapassar. Não faz sentido que um património administrativo como o distrito de Leiria tenha apenas no Instituto Politécnico de Leiria o único polo aglutinador e de transferência de conhecimento”, explica Miguel Silvestre, diretor-executivo do Parque Tecnológico de Óbidos.

O encontro, a ter lugar nos Edifícios Centrais do Parque Tecnológico de Óbidos, contará com a presença de importantes atores do setor do Turismo, Agricultura e Indústria, aos quais vão juntar-se, numa mesa redonda, programadores, empreendedores e responsáveis do sistema de ensino da região de Leiria e Óbidos.

“O Parque Tecnológico de Óbidos apoia a iniciativa da Nerlei e quer contribuir para que esta região possa ser uma região de inovação digital e industrial. Queremos cooperar na criação de ligações entre empresas e que se apoie a digitalização da Economia. Temos condições para sermos uma referência nesta matéria, caso consigamos trabalhar em conjunto”.

Entre os oradores encontram-se Vítor Rodrigues, executivo de topo com um longo percurso à frente de empresas como a Microsoft, a MicroStrategy ou a Oracle, Joaquim Beato, administrador da fábrica de faianças MOLDE, Telmo Faria, promotor das unidades hoteleiras “Rio do Prado” e “The Literary Man”, ou Miguel Leão, investigador no INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.

Lançamento dos programas Startup Óbidos e Empreender Leiria

É em ambiente de discussão e de lançamento daquilo que poderão ser as bases de um “novo futuro” para as indústrias da região que serão apresentados dois importantes programas: o programa Startup Óbidos e o Empreender Leiria – Inovar e Capacitar.

O primeiro, já em curso, tem como objetivo fomentar o empreendedorismo, aumentando o seu impacto na criação de emprego e de valor económico.

O programa, dinamizado pelo Parque Tecnológico de Óbidos, será amplificado com outras propostas de valor, através do acesso, por exemplo, a plataformas de financiamento por parte dos empreendedores, a workshops de financiamento e gestão, a formas criativas de desenvolvimento de produtos e serviços, ou ainda a programas de libertação da inovação e criatividade.

O programa Empreender Leiria, dinamizado pela NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, visa contribuir para um aumento do empreendedorismo qualificado – em particular das regiões de Leiria e Oeste -, através da sensibilização e capacitação de potenciais e atuais empreendedores e público em geral. Tem em vista a concretização de novas iniciativas empresariais em atividades intensivas de conhecimento e/ou tecnologia, mas também em atividades das indústrias culturais e criativas.

Sobre o Parque Tecnológico de Óbidos

O Parque Tecnológico de Óbidos acolhe 30 empresas de base criativa e tecnológica em regime físico e outras 30 em regime de incubação virtual, num total de duas centenas de colaboradores.

Concebido para fomentar um ambicioso cluster criativo e tecnológico, o Parque Tecnológico de Óbidos é um lugar com condições de excelência para as empresas inovarem, crescerem e serem competitivas, assegurando uma interligação dinâmica entre as empresas, o mercado, e a atividade académica e de investigação.

Tem na sua entidade gestora (a OBITEC – Associação Óbidos Ciência e Tecnologia) duas universidades, um politécnico e uma escola técnica.

Pontos de Interesse

Finais do 1.º Bom Sucesso Ladies Open são hoje

A chuva não facilitou, mas depois alguns atrasos chegou-se ao emparelhamento das finais do Bom Sucesso Ladies Open 1, o primeiro de dois torneios ITF de 15 mil dólares, organizados na Bom Sucesso Tennis Academy, em Óbidos. Em atraso desde a...

Localidade do Vau acolhe evento de Zumba

Decorre no próximo dia 1 de abril, no Vau, concelho de Óbidos, o “Zumba neon party”, na Associação Recreativa, Desportiva e Cultural Vauense, pelas 21 horas.O evento será dinamizado pelas instrutoras Marlene Ministro, Rita Anastácio, Ângela Azevedo e Sara Pedreira.As...

Noite das Bruxas nas Piscinas Municipais de Óbidos

As Piscinas Municipais de Óbidos vão realizar, mais uma vez, uma atividade ligada ao Halloween. A “Noite das Bruxas”, que acontece dia 31 de outubro, segunda-feira, é o lema para aulas, onde as “bruxas e o terror vão invadir e animar as aulas noturnas.As atividades...