O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas convidou hoje os jovens açorianos a exercerem a sua cidadania europeia, participando ativamente no projeto europeu.
“A participação é fundamental”, afirmou Rui Bettencourt, frisando que, “não o fazendo, alguém decide por nós e, quando quisermos tomar parte dessa decisão, já não há maneira de o fazer”.
O titular da pasta das Relações Externas que falava numa palestra sobre o tema ‘União Europeia: história e desafios’, no âmbito das comemorações do Dia da Europa na Escola Profissional da Ribeira Grande, salientou que “a União Europeia é feita por pessoas, é feita por participação”, seja votando nas eleições seja dando a sua opinião, seja agindo.
Na sua intervenção, o governante abordou a atual situação da Europa, recordando as suas raízes, a sua história e os seus pais fundadores, como Schuman, Monnet ou Delors, bem como a pertinência e atualidade do discurso de Churchill em 1946, destacando ainda as especificidades e mais valias das Regiões Ultraperiféricas no contexto europeu e mundial, bem como os desafios que se apresentam para o futuro, aos jovens e aos Açores, numa Europa que “está em reconstrução e está a ser repensada”.
“Tudo isso que foi feito com Homens, está a decorrer e não acabou. É convosco agora”, afirmou Rui Bettencourt, dirigindo-se aos jovens alunos, sublinhando que “agora são vocês, é o vosso tempo”.
“É o vosso tempo para fazer face aos desafios. Desafios da qualificação, da união, que se vão colocar no aproximar das remunerações, da construção da Europa social, em tudo isso há que trabalhar”, disse ainda o Secretário Regional, para quem “o que se pode trabalhar ainda é muito maior do que aquilo que foi feito”.
Rui Bettencourt recordou que “nunca houve período de paz tão grande na Europa desde que há a união dos europeus”, salientando que “a paz é fundamental para perceber porque é que a Europa tem que se fazer”.
Ainda no âmbito das comemorações do Dia da Europa promovidas por aquele estabelecimento de ensino profissional, Rui Bettencourt assistiu à peça de teatro ‘O rapto da Europa’ e visitou a exposição ‘Danças Tradicionais da Europa’, iniciativas promovidas pelos alunos do 2.º ano do Curso Técnico de Turismo.
Recent Comments