Select Page

‘Passo-a-Passo’ reforça respostas sociais em Câmara de Lobos

O Município de Câmara de Lobos assinou, esta quarta-feira (24 de Julho), um protocolo de colaboração com as secretarias regionais da Saúde, Inclusão Social e Educação, tendo em vista a formalização de uma rede parceira para a execução do projecto ‘Passo-a-Passo’, uma iniciativa promovida pela autarquia que visa apoiar, de forma individual e personalizada, crianças e jovens com necessidades educativas especiais para promover competências para o desenvolvimento pessoal, social e educacional.

Os protocolos de parceria foram assinados hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tendo contado com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal, Sónia Pereira, e dos secretários regionais Rita Andrade (Inclusão Social) e Pedro Ramos (Saúde).

‘Passo-a-Passo’ é um projecto da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, cofinanciado pelo PRODERAM, que visa disponibilizar à população infantojuvenil do concelho, um conjunto de serviços e apoios nas áreas da terapia da fala, da psicologia, da psicomotricidade e serviço social, tendo em vista o desenvolvimento global e integração educativa de crianças e jovens que frequentam o ensino básico que sinalizadas com necessidades educativas especiais.

O projecto, que terá a duração de dois anos, já está em fase de implementação, sendo que as famílias de crianças e jovens do concelho, que apresentem necessidades educativas especiais, poderão proceder à inscrição para aceder aos apoios sociais que serão disponibilizados pela autarquia a partir do próximo ano lectivo.

Na cerimónia de assinatura dos protocolos de cooperação a vice-presidente da Câmara Municipal, Sónia Pereira, referenciou que este projecto é “pioneiro na RAM”. “É um projecto que pretende promover a coesão e a integração plena dos cidadãos, em especial caso dos grupos populacionais que apresentam necessidades educativas especiais. Para concretizar o projecto, foram estabelecidas parcerias com os serviços de segurança social, educação e SESARAM, tendo sido sinalizadas cerca de 50 crianças, de todo o concelho, que frequentam o primeiro ciclo, a quem passarão a ser disponibilizados serviços de apoio pedagógico e socioeducativos, complementares às respostas já disponibilizadas pelo sistema de ensino”.

Por seu turno Pedro Ramos, ressalvou o papel desempenhado pela Câmara na criação de serviços e respostas sociais de proximidade para a população. “Este projecto evidencia aquela que deve ser a articulação que deve existir entre o Poder Local e o Governo Regional em prol do bem comum. É essencial se poder encontrar um ambiente favorável ao estabelecimento de parcerias desta natureza que contribuam para uma maior coesão e melhoria das respostas sociais às populações», salientou o governante.

O projecto ‘Passo-a-Passo’ abrange a prestação de serviços psico-educativos nas áreas da terapia da fala, da psicologia e do serviço social às crianças e jovens de todas as freguesias do concelho, estando programada a realização de atendimento descentralizado em todas as freguesias.

A equipa do projecto ‘Passo-a-Passo’ irá deslocar-se às cinco freguesias que compõem o concelho, nomeadamente, na Casa da Cultura de Câmara de Lobos (sede), na Casa do Povo da Quinta Grande e do Jardim da Serra, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos e na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos – Pólo do Curral das Freiras.

De referir ainda operacionalização deste projecto conta com o apoio de diversos serviços do Governo Regional da Madeira, nomeadamente da Segurança Social, da Educação e do SESARAM.

Pontos de Interesse

Pesca tartaruga e solta-a na Madalena do Mar

Um pescador lúdico madeirense capturou hoje uma tartaruga, enquanto passava algumas horas de pescaria na Madalena do Mar. Acredita ser de uma espécie rara nestas águas e, seguramente, protegida. Após o primeiro impacto de constatar que não se tratava de um peixe, alvo...