A Câmara Municipal do Funchal acolheu esta semana a sessão de abertura do Encontro Regional – Um Dia pela Vida 2017, organizado pelo Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa contra o Cancro e pela própria Autarquia. O Presidente Paulo Cafôfo fez as honras da casa, enaltecendo que “é com muito gosto que o Funchal vos acolhe a todos, na comemoração deste dia pela vida que tem de ser, afinal, comemorado todos os dias.” |
Paulo Cafôfo referiu, na ocasião, “que ainda há o receio de dizer a palavra cancro, esta doença silenciosa que nos afeta a todos, seja a nós próprios, aos nossos familiares ou aos nossos amigos, porque infelizmente todos conhecemos alguém que já a teve”, e elogiou, por isso, “o papel fundamental da Liga Portuguesa contra o Cancro no acompanhamento destas situações. Não podemos querer que aqueles que amamos estejam em má companhia e a Liga tem provado que juntos somos mais fortes.”
O Presidente reforçou, de seguida, que “a Saúde é cada vez mais um tema. É um aspeto de desenvolvimento humano, porque temos todos direito ao acesso à Saúde, independentemente da nossa situação, mas também de desenvolvimento económico, que exige investimento e responsabilidade, porque tem uma repercussão muito maior do que qualquer investimento. Costumo dizer que se a Saúde é cara, então basta experimentar a doença.”
Paulo Cafôfo entende que “as políticas ligadas à Saúde são o futuro imediato para os Municípios e que se cabe ao Governo tratar a doença, os Municípios têm de fazer cada vez mais para promover a Saúde”, com o Presidente a recordar o trabalho do mandato ao nível do Fundo de Investimento Social, da Educação para a Saúde ou do Funchal Cidade Ativa.
“Temos aqui vencedores e vencedoras que são a prova viva de que conseguiremos vencer esta batalha juntos”, declarou por fim.