“Pedal(e)ar”, de Luís Leal, apresentado na Biblioteca de Elvas
by SMIITY Elvas | Sep 26, 2018
O escritor Luís Leal apresenta na próxima segunda-feira, dia 2 pelas 18 horas, o livro bilingue “Pedal(e)ar”, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo.
A introdução da obra estará a cargo de Tânia Morais Rico e José Kuski Vieira, sendo que esta é dedicada à “vida em bicicleta” e ao ar livre. Pedal(e)ar nasce como edição bilingue, em português e espanhol e tem prefácio da autoria do professor eborense Manuel Piçarra, na versão portuguesa, e, na versão em espanhol, de Adolfo Rodríguez Fernández, professor pacense.
No livro participam também os artistas plásticos José Manuel Paulete e José Kuski Vieira, autores das capas e das gravuras internas, tal como traduções de nomes reconhecidos da literatura espanhola como Juan Ramón Santos, Antonio Sáez Delgado, Elias Moro, José Antonio Santiago ou Jaime Covarsi, entre outros nomes ligados a várias áreas da cultura do país vizinho. Segundo as palavras do autor, na sua declaração de intenções, a etapa para que este “pedal(e)ar” me remete, e a qual senti necessidade de grafar, recorda-me um passeio de bicicleta por variadas paisagens e tipos de tráfego”.
Luis Leal nasceu em 1980, em Évora, e é atualmente um nome de referência na Extremadura Espanhola e no Alentejo em questões transfronteiriças. Professor de Língua e Literatura Portuguesa em Espanha desde 2005, possui um vasto currículo em cursos, conferências e publicações abordando as relações entre os dois países. Licenciado em Ensino de Português e Inglês e mestre em Historia de Arte, Luis Leal, tem colaborado em programas de rádio e televisão, entre os quais do canal Arte e do Canal Extremadura. Para além disso é colaborador regular na imprensa regional alentejana e extremeña, assinando crónicas regulares nas revistas Mais Alentejo e Rayanos Magazine. A divulgação de nomes da cultura portuguesa em Espanha é outro dos domínios onde o autor tem investido boa parte do seu tempo, quer ao nível da tradução, da participação em revistas literárias, como em vários projetos e iniciativas de difusão cultural. Ativo na blogosfera, e nas redes sociais, onde mantem há mais de uma década o blog bilingue Senderos de Reflexão, junto com Pedro L. Cuadrado. “Pedal(e)ar” é o seu segundo livro de poesia.
Pontos de Interesse