Em quantos edifícios já esteve sediada a Câmara Municipal do Porto? O próximo percurso cultural responde a esta e outras questões.
No ano em que se completam seis décadas após a inauguração do atual edifício dos Paços do Concelho, o Pelouro da Cultura está a preparar uma jornada que assinala o facto e aproveita para dar a conhecer os vários espaços onde já esteve sediado o poder municipal desde a época medieval.
A iniciativa tem lugar a 25 de agosto e marca o regresso do programa de “Percursos Culturais”, após um breve interregno de algumas semanas.
Orientado pela arquiteta Domingas Vasconcelos, técnica da Divisão Municipal de Museus e Património Cultural, este trajeto terá início pelas 14,30 horas no Terreiro da Sé, junto ao Pelourinho.
Ou seja, entre o primeiro dos locais que chegaram a funcionar como Paços do Concelho e o último (antes do atual):
– a Casa da Rolaçam [Casa da Relação] ou Torre da Câmara, que ficou popularmente conhecida como “Casa dos 24” por ali se reunirem os 24 representantes dos ofícios presentes na cidade, entre os séculos XIV e XVIII (a construção foi reabilitada no fim do século XX pelo arquiteto Fernando Távora);
– o Paço Episcopal, que acolheu os Paços do Concelho entre 1916 e 1957, sendo considerado o mais monumental palácio da cidade e uma sumptuosa obra do barroco.
Entretanto, vários outros locais acolheram a sede do Município e serão também visitados e/ou lembrados no percurso cultural do próximo dia 25, que tem por título “Do Paço aos Paços do Concelho, sessenta anos após a inauguração”.
A participação é feita mediante a aquisição de bilhete, que tem um custo de 3 euros e pode ser adquirido online.
Mais informações através do email percursos.culturais@cm-porto.pt ou do telefone 223 393 480.