Select Page

Percurso cultural vai à descoberta dos judeus no Porto e da sinagoga secreta

A presença judaica na cidade do Porto foi sempre uma constante e, mesmo após D. Manuel I ordenar a sua conversão ou expulsão do território nacional, foram muitos os judeus/cristãos-novos que mantiveram, em segredo, os seus rituais religiosos.
 
O percurso cultural da próxima quarta-feira tem início pelas 14,30 horas no Terreiro da Sé e, sob condução do técnico municipal Manuel Araújo, vai levar os participantes a descobrir alguns dos lugares mais marcantes da presença daquela comunidade no Porto.
 
Entre outros locais do Centro Histórico, será visitada a “sinagoga secreta”, onde os judeus mantiveram as suas reuniões pós-conversão, situada no edifício da Rua de São Miguel onde funciona o Lar e Centro de Dia para Idosos da Paróquia de Nossa Senhora da Vitória.
 
Os vestígios desta sinagoga foram descobertos pelo pároco, em 2005, durante as obras de construção do referido lar, sendo atualmente procurados por visitantes e tendo o conjunto sido classificado como Monumento de Interesse Público, além de que está incluído na zona de Património da Humanidade.
 
A participação nesta iniciativa tem um custo de 3 euros e o bilhete pode ser adquirido online.
 
Mais informações através do email percursos.culturais@cm-porto.pt ou do telefone 223 393 480.
 
Pode ainda conhecer melhor os objetivos do programa municipal aqui e descarregar o calendário do presente trimestre aqui.
Pontos de Interesse