Select Page

Plano de construções quase completa o parque escolar dos Açores

O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou hoje, na Horta, que o investimento global superior a 38 milhões de euros previsto para 2019 é um “montante adequado” à evolução das construções escolares nos Açores.

 

Avelino Meneses, que falava na Assembleia Legislativa, durante o debate das propostas de Plano e Orçamento para o próximo ano, referiu, neste quadro, as obras em curso na escola das Capelas, bem como nas escolas de Rabo de Peixe, em processo de concurso para a empreitada, e dos Arrifes, em revisão de projeto, assim como na EBI da Lagoa, cujo projeto para a requalificação está em elaboração.

 

Para o Secretário Regional, apesar das instalações não constituírem “a essência das instituições”, o “grosso” do investimento na educação, quase 18 milhões de euros, está consignado ao plano de construções escolares, cujo parque está “quase” completo.

 

“Depois disso, num futuro próximo, pelo menos não muito longínquo, haverá lugar ao desenvolvimento de um programa de beneficiação de instalações”, adiantou.

 

Nos documentos agora em análise no Parlamento açoriano, acrescentou Avelino Meneses, a beneficiação de instalações escolares já comporta em 2019 um investimento de quase três milhões de euros.

 

Por outro lado, salientou que, em 2019, ao nível da cultura, a verba destinada a investimentos registam um aumento da ordem dos 33%, o que coloca os Açores numa posição “naturalmente invejável”.

 

Entre as principais iniciativas a levar a cabo o Secretário Regional apontou a finalização das obras do Museu do Tempo, no Corvo, a prossecução dos trabalhos no Museu Francisco de Lacerda, em S. Jorge, o arranque ainda recente da empreitada do Cinema do Aeroporto, em Santa Maria, o lançamento do concurso para a empreitada da 2.ª fase do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, a conclusão do projeto para lançamento da empreitada do Museu da Construção Naval, em Santo Amaro, no Pico, e o acréscimo da dotação para o lançamento da empreitada de musealização do Palácio Bettencourt, em Angra do Heroísmo.

 

No desporto, Avelino Meneses afirmou que o investimento global, integralmente suportado pelo Orçamento da Região, ascende a cerca de 11 milhões de euros.

 

O Secretário Regional da Educação e Cultura referiu, entre as principais ações, a beneficiação do Estádio de S. Miguel, a requalificação dos pisos de courts e das vedações do Lawn Tenis Club, em Angra do Heroísmo, o início da empreitada do novo pavilhão do Judo Clube de Ponta Delgada, e o arranque da intervenção de fecho do Complexo Desportivo do Lajedo.

Pontos de Interesse