Select Page

Plano Estratégico visa fomentar crescimento sustentável da apicultura nos Açores, afirma João Ponte

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas destacou quatro ações emblemáticas das 40 que constam da proposta de Plano Estratégico para a Apicultura nos Açores, a implementar na próxima década, para fomentar o crescimento sustentável de um setor importante para o desenvolvimento agrícola e que goza de um excelente estatuto sanitário na Região.

 

João Ponte, que falava terça-feira na apresentação pública do documento elaborado por um grupo de trabalho, assegurou que, logo este Plano seja aprovado, será desencadeado o processo de revisão do decreto legislativo regional que regula a atividade apícola com o objetivo de o atualizar, para que o setor continue a aumentar a capacidade produtiva de forma ajustada às condicionantes de cada ilha.

 

O Secretário Regional referiu ainda que, em sede de processo de propostas de alterações ao POSEI 2020, será apresentada a criação de uma ajuda que promova a melhoria da extração e comercialização do mel feito por cooperativas ou melarias licenciadas.

 

Na sua intervenção, anunciou também que será incrementada a troca de conhecimentos entre os apicultores, organizando de dois em dois anos um Fórum Regional de Apicultura e uma Feira Regional do Mel, cuja primeira edição se realizará em 2020, em São Miguel.

 

João Ponte afirmou que serão garantidos os meios financeiros necessários para reabilitar e, em alguns casos, reativar os apiários dos Serviço de Desenvolvimento Agrário, a par do repovoamento do efetivo apícola, através do apoio à multiplicação e aquisição de rainhas, com o propósito de melhorar o património genético na Região.

 

No que diz respeito ao estímulo do rendimento dos apicultores, João Ponte salientou que o mesmo será feito através do fortalecimento das organizações e da majoração dos incentivos a conceder aos apicultores que forem associados.

 

“Esta proposta de Plano é um ponto de partida para um caminho que queremos de envolvimento e motivação dos apicultores, das suas organizações e dos técnicos da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, que permita que a apicultura possa crescer de forma sustentável”, afirmou João Ponte, apelando a todos os agentes do setor agrícola para darem contributos e enriquecer o documento.

 

Depois de São Miguel, o Plano Estratégico para a Apicultura nos Açores será apresentado noutras ilhas, decorrendo na sexta-feira a apresentação na ilha Terceira.

 

João Ponte frisou que este documento resulta da visão que o Governo Regional tem da importância da apicultura para todo o setor agrícola, nomeadamente pelo contributo que as abelhas dão enquanto polinizadores naturais das culturas agrícolas e para a preservação da biodiversidade.

Pontos de Interesse