O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou, em Rabo de Peixe, que a obra de proteção e requalificação da costa norte de São Miguel “avançou mais rapidamente” do que previsto devido às boas condições meteorológicas e, por isso, talvez seja possível que fique concluída no final do mês, antes do prazo previsto.
Gui Menezes, que falava quarta-feira durante uma visita à obra, que decorre perto da rua de São Sebastião, na vila de Rabo de Peixe, referiu que, da empreitada prevista, falta concretizar apenas “a parte de dentro do enrocamento de proteção da base da arriba”.
O Secretário Regional referiu que “a parte da crista da arriba já está concluída”, acrescentando que consistiu na impermeabilização e tratamento dos terrenos em cima, numa área de cerca de 2.000 metros quadrados, tendo sido construído também um descarregador das águas pluviais.
A obra em curso cria uma proteção marítima na base da arriba, numa extensão de cerca de 400 metros, através de uma plataforma de enrocamento, realizada com pedras de grande dimensão.
Relativamente às recomendações de segurança dos técnicos do Laboratório Regional de Engenharia Civil para que fosse proibido o estacionamento de viaturas no lado norte na crista da arriba, na rua de São Sebastião, Gui Menezes afirmou que esta solução impede que haja “demasiado peso na arriba”.
O Secretário Regional adiantou que foi endereçada uma proposta nesse sentido à Câmara Municipal da Ribeira Grande, tendo também sido realizada uma reunião com o Presidente da Junta de Freguesia e os moradores daquela zona, “que manifestaram as suas preocupações e propuseram algumas soluções”.
“Enviámos essa informação à autarquia da Ribeira Grande e aguardamos resposta para que, conjuntamente, possamos finalizar esse processo”, disse Gui Menezes.
Sobre a empreitada de proteção costeira, que corresponde a um investimento de 3,3 milhões de euros, Gui Menezes considerou que foi “a melhor solução técnica encontrada”.
“Sabemos que a natureza pode sempre pregar partidas, mas julgamos que temos uma solução técnica que dá segurança às pessoas neste momento”, afirmou o Secretário Regional.