Select Page

Plataforma online de exames de Imagiologia do Serviço Regional de Saúde em fase de implementação é mais valia para os utentes, afirma Rui Luís

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, na Horta, que o Sistema de Informação de Imagiologia que está a ser implementado nos hospitais e centros de saúde da Região e no Centro de Oncologia dos Açores será uma mais valia para os utentes.

 

“A implementação desta plataforma única online reveste-se de primordial importância, na medida em que vai permitir uma maior acessibilidade dos profissionais de saúde e dos utentes aos exames realizados em qualquer unidade de saúde ou convencionados, uma maior eficácia e poupança, traduzida na redução de deslocações de doentes e no número de exames”, adiantou Rui Luís.

 

O titular da pasta da Saúde, que falava na abertura do quinto Workshop de Boas Práticas em Saúde, salientou que esta ferramenta salvaguarda a interoperabilidade entre os diferentes sistemas de informação existentes na Região.

 

O Sistema de Informação de Imagiologia, que envolve um investimento de cerca 1,4 milhões de euros, contempla uma solução centralizada que permite a partilha de informação relacionada com exames de radiologia realizados nos hospitais e unidades de saúde de ilha.

 

A este sistema está associado uma plataforma web a que os profissionais de saúde podem aceder, a partir de qualquer unidade de saúde do arquipélago, para consultar o historial do utente e realizar telediagnósticos, sendo que os utentes terão os diagnósticos com maior celeridade.

 

“A comunicação entre sistemas é uma das áreas em que o Governo tem trabalhado afincadamente e do qual não abdica, com a certeza de que esta plataforma contribuirá decididamente para as boas práticas em saúde”, sustentou Rui Luís.

 

O Secretário Regional salientou que, nos últimos cinco anos, foram realizados cerca de 1,4 milhões de exames, desde raio-x, ressonâncias magnéticas e tomografias axiais computorizadas (TAC), sendo este dado demonstrativo do alcance desta plataforma.

 

Este é um dos 13 projetos de cariz inovador apresentados no Workshop de Boas Práticas em Saúde, os quais demonstram a preocupação constante com áreas sensíveis como a parentalidade, a saúde mental, as cirurgias de ambulatório, a gestão organizacional e a segurança dos doentes, cuidadores e profissionais.

 

“São áreas que estão alinhadas com os princípios orientadores do Governo Regional na resposta às necessidades emergentes ao nível da saúde materno infantil, da promoção da saúde e na otimização dos recursos existentes em prol de uma melhor resposta de cuidados”, salientou o Secretário Regional.

 

Rui Luís considerou que a quinta edição deste workshop demonstra a quantidade de projetos regionais de boas práticas, o que é corroborado no exterior através de alguns prémios e financiamento de projetos de excelência.

 

“Trata-se de um excelente momento para que os profissionais e as instituições de saúde da Região possam fazer ‘benchmarking’ destes projetos, disseminando-os, adaptando-os, rentabilizando o conhecimento e a experiência daqueles que os implementaram em tipologia piloto”, afirmou Rui Luís.

Pontos de Interesse