Empreendedorismo e inovação surgem em doses concentradas na segunda edição da Semana Start&Scale. Entre 27 de maio e 3 de junho, diversos eventos mostram o Porto no mapa nacional einternacional do movimento ScaleUp.
Umano após o lançamento do ScaleUp Porto Manifesto, a cidade ganha visibilidade como laboratório vivo onde se encontram os mais diversos agentes do ecossistema empreendedor.
Pela segunda vez, a Câmara convoca instituições de ensino, empresas, incubadoras e investidores para a Semana Start&Scale.
Entre eventos já conhecidos e outros em estreia, reedita-se um programa assumidamente dinâmico dedicado à promoção da inovação, do empreendedorismo e da criação de emprego com base no Porto.
De 27 de maio a 3 de junho, em diferentes espaços, conte-se com conferências, workshops e masterclasses, exposições, reuniões de negócio, sessões de mentoria ou uma maratona de criação com base tecnológica.
Da agenda fazem parte o Doing Business, que regressa para fomentar a criação de sinergias entre startups e grandes empresas; o Hackacity, uma “hackathon” de 24 horas, já em terceira edição, que desafia os participantes a valorizar dados, usando big data fornecida por cidades que sejuntam em rede para promover este conceito de laboratório vivo; ou a Conferência Scaleup for Europe, com debate centrado no crescimento de empresas a partir da Europa e no papel das cidades como catalisadores desse crescimento.
Entre as estreias, é de destacar a realização de uma conferência pela organização Chicas Poderosas: ao longo de dois dias, aborda-se no Hard Club a inovação como acelerador da felicidade, tendo em mente a tecnologia, os media e a igualdade de género.
Uma exposição focada em Empreendedorismo e Inovação na cidade, a acontecerno Porto Innovation Hub, ou o Startup Fest promovido pelo Clube de Empreendedorismo da Universidade do Porto são outros eventos que renovam e expandem a iniciativa.
Mas há mais: tendo em vista o envolvimento de toda a cidade neste movimento Scaleup, a Semana Start&Scale contará com ações de rua que, de formacriativa e divertida, abordarão conceitos associados ao empreendedorismo comoinovação, conhecimento ou sustentabilidade.
Com um programa feito ao encontro de vários públicos, esta iniciativa é uma expressão da estratégia ScalaUp Porto, que visa promover o desenvolvimento local, apoiando as empresas preparadas para ganhar escala a atingir um desenvolvimento sustentável, envolver os cidadãos e capacitá-los para que possam tirar partido do crescimento do ecossistema de inovação.
Sobestes desígnios, há um ano foi lançado o ScaleUp Porto Manifesto, um conjunto de compromissos que pretende congregar esforços e posicionar a cidade como uma referência do empreendedorismo à escala europeia.
Resta lançar o alerta: iniciada a contagem decrescente para a Semana Start&Scale, estão abertas as inscrições para os seus vários eventos.