Select Page

Porto e Famalicão unidos na intenção de dinamizarem projeto para a valorização do património camiliano

No dia em que se assinala o 192.º aniversário do nascimento de Camilo Castelo Branco, os presidentes da Câmara do Porto e de Famalicão realizaram uma visita a algumas das instituições da cidade que marcaram a vida e a obra do romancista. O objetivo deste périplo foi também avaliar a criação de um projeto de valorização do património camiliano.

O encontro iniciou-se, pela manhã, com uma visita à Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Lapa e a deposição de uma coroa de flores no túmulo de Camilo Castelo Branco, no cemitério da Irmandade da Lapa, a que se seguiu um passeio a pé, informal e descontraído, rumo à Cadeia da Relação, aqui e ali interrompido por pequenas conversas entre Rui Moreira e a população que o abordava.

O projeto para criação de uma rota turística em torno da vida e obra doromancista, que a autarquia famalicense pretende desenvolver em colaboração com outras instituições da região norte, nomeadamente a Câmara do Porto, foi o tema principal da reunião trabalho que se seguiu à visita ao Centro Português de Fotografia (antiga Cadeia da Relação) e à cela onde Camilo esteve preso.

A iniciativa juntou, além do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e do presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, também o Diretor Regional de Cultura do Norte, António Ponte, o provedor da Venerável Irmandade da Ordem de Nossa Senhora da Lapa, António Joaquim Amaral, o responsável da Livraria Lello, Manuel Sousa, e o diretor do Centro Português de Fotografia (IPF), Bernardino Castro, entre outros representantes de instituições parceiras.

O objetivo de colocar no terreno um projetode valorização do património camiliano, como produto de interesse turístico-cultural, surgiu em outubro de 2016, na sequência de uma mesa redonda, promovida pela Casa de Camilo, subordinada ao tema “Património Camiliano: Que requisitos para uma rota turística?”.

Desde aí, a autarquia famalicense tem procurado suscitar o diálogo e a reflexão com representantes de outros municípios e entidades da região norte, direta ou indiretamente relacionados com a vida e a obra do romancista, para a criação de um projeto de valorização do património camiliano como produto de interesse turístico-cultural.

Pontos de Interesse

Edifício-sede do i3S inaugurado

O Presidente da República, acompanhado do primeiro-ministro e do presidente da Câmara do Porto, inaugurou hoje o edifício-sede do i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde. Resultando da união de três centros científicos da Universidade do Porto...

A vida do Batalha dava mesmo um filme

O quarto ano do ciclo Um Objeto e Seus Discursos começou com um recorde de audiência, com mais de 600 pessoas a assistirem à conversa em torno do Batalha. Rui Moreira contou como foram as conversar com Júlio Pomar para recuperar os frescos censurados pela PIDE e...

Dia do Pai celebrado em corrida ou caminhada

A 19 de março, domingo, comemora-se o Dia do Pai e, para celebrar a data de forma original e saudável, a Runporto organiza a 14.ª edição da Corrida do Pai. Este ano, o evento volta a juntar duas provas desportivas: uma corrida de 10 quilómetros e uma caminhada na...