Depois da estreia em 2014, o Porto passou a ser um ponto de passagem obrigatório no itinerário de uma das mais espetaculares e difíceis provas do calendário internacional de motociclismo: o Porto Extreme XL Lagares.
O ano de 2017 não será exceção e o prólogo que marcará o arranque competitivo da 13.ª edição da prova voltará a ter a Ribeira como cenário principal, a 27 de maio.
Incluído no programa oficial das Festas de São João, o Porto Extreme XL Lagares irá manter a fórmula de sucesso dos últimos anos, com um percurso de 1.800 metros, repleto de obstáculos naturais e artificiais, desenhado em pleno centro histórico da cidade.
Para além do Cais da Ribeira, o percurso citadino, que é já uma marca indissociável do evento, incluirá as habituais passagens pelas escadarias do Barredo, Codeçal e Guindais, sem esquecer a sempre temível passagem pelo obstáculo colocado em pleno rio Douro.
Marcado para o dia 27 de maio, o Prólogo será este ano realizado apenas em período diurno, entre as 10 e as 17 horas de sábado. Retomando o formato de dois dias, o Porto Extreme XL Lagares incluirá, ainda,uma especial noturna, na noite de 27 de maio, em Lagares, Penafiel.
No domingo, 28 de maio, a partir das 11 horas, os concorrentes têm pela frente a etapa principal, num circuito florestal de 25 km, entre os concelhos de Paredes e Penafiel. A chegada está este ano prevista para a aldeia história de Quintandona.
Mantendo como limite os 200 participantes, a edição de 2017 do Porto Extreme XL Lagares superou já os 140 inscritos, na maioria estrangeiros. De acordo com a organização da prova, estão já confirmados os principais pilotos que disputam o título mundial desta competição, incluindo o espanhol Alfredo Gomez Cantero (KTM Racing), vencedor das três últimas edições da prova, Mário Roman, piloto oficial da Sherco e segundo classificado em 2016, assim como Lars Enockl, vencedor da Red Bull Sea to Sky 2016, que fará a sua primeira participação na prova portuguesa.
Source: Porto Lazer.