“Mar de Inovação – Explore as profundezas do Oceano”, é o título da exposição que hoje inaugurou no Porto Innovation Hub eque vai estar patente ao público, de forma gratuita, a partir de amanhã e até 15 de maio.
Na pré-abertura desta exposição, organizada em conjunto com a Universidade do Porto, o presidente da Câmara, Rui Moreira, lembrou a importância deste espaço, inaugurado em dezembro do ano passado, para promover a discussão “sobre como a inovação pode transformar a cidade”, recordando que, ao longo destes últimos três meses, “foram aqui realizadas 25 sessões abertas, envolvendo 140 convidados e mais de 2.220 participantes”, enumerou.
“É fundamental que a cidade esteja sempre a discutir-se para que também se possa reinventar. Esta exposição é disso um bom exemplo, até porque o seu tema principal corresponde a uma área em que o Porto tem ainda um enorme potencial de crescimento”, destacou.
Concretizada em apenas dois meses, aexposição foi desenvolvida em parceria com a Universidade doPorto, com coordenação do OCEANUS, Centro de Competências para as Ciências eTecnologias do Mar. Para Sebastião Feyo deSalgado, Reitor da Universidade do Porto, “esta iniciativa tem tudo a ver com acidade e tem tudo a ver com a nossa Universidade, na medida em que nos permitecontinuar a fazer a transferência do conhecimento para a economia”
Reunindo aquilo que de melhor é feito pelaUniversidade do Porto na área do mar, a exposição pretendeexplorar todo o potencial do Mar no contexto da inovação, investigação epotencial económico, nomeadamente no que se refere ao desenvolvimento de novasempresas tecnológicas.
Seguindo-se à exposição sobre “O Parque daCidade”, que esteve patente naquele espaço até ao início do passado mês defevereiro, a nova exposição aborda o tema do Oceano e o seu enquadramento nocontexto da cidade do Porto de forma abrangente, procurando uma perspetivavariada: desde Augusto Nobre, pioneiro do estudo da Biologia Marinha emPortugal, às atuais entidades vinculadas à Universidade do Porto que têm vindoa explorar novas tecnologias e métodos de investigação marinhainternacionalmente reconhecidos.
No espaço expositivo do PIH estão presentes variadosdispositivos de modo a possibilitar a devida visualização e conhecimento dainformação apresentada. A exposição vai estar patente ao público até ao próximodia 15 de maio.