As relações entre o Alentejo e a Estremadura espanhola, ao nível da saúde, podem vir a ter um grande incremento, segundo ficou estabelecido numa reunião, que teve lugar nesta sexta-feira 30 de junho, em Mérida, na Consejería de Sanidad y Políticas Sociales da Junta da Extremadura.
Neste encontro, estiveram presentes José María Wergeles, consejero de Sanidad y Políticas Sociales, João Moura Reis, presidente do Conselho de Administração (CA) da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), Joaquim Araújo, vogal executivo do CA da ULSNA, e Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas.
A reunião de trabalho, entre os responsáveis da saúde na Estremadura espanhola e Alto Alentejo, abordou questões relacionadas com esta área, sobretudo no que respeita a estreitar o relacionamento entre estas duas regiões no plano da saúde.
As entidades acordaram trabalhar em conjunto, numa lógica de complementaridade, com o objetivo de melhorar o atendimento aos utentes de ambos os lados da fronteira.
Ficou acordado o estudo de um memorando de entendimento que permita constituir uma equipa multidisciplinar, com vista à preparação do respetivo acordo de colaboração e áreas de atuação conjunta entre o Alto Alentejo e a Estremadura espanhola, no plano da saúde.