Select Page

PREMIADOS SOS AZULEJO 2018

O ‘Projeto SOS Azulejo’, através do Museu de Polícia Judiciária e tem o grato prazer de informar que o júri  dos ‘Prémios SOS Azulejo 2018’, presidido pelo Professor Vítor Serrão, selecionou no passado dia 05 de Abril  os galardoados deste ano, tendo sido atribuídos os seguintes 5 Prémios (um ex aequo) e 8 Menções Honrosas (duas ex aequo):
8 Menções Honrosas:
1- Menções Honrosas Ex aequo ‘História de Arte’
·       Câmara Municipal de Loures (Museu de Cerâmica de Sacavém); Comemorações dos 150 anos de Jorge Colaço – Conferência Jorge Colaço. Conhecer, divulgar, preservar”;
·       Andreia Novo, Pedro Gaurim Fernandes e Tiago Borges Lourenço; “Uma lição viva e permanente. O conjunto azulejar do Conservatório Nacional de Teatro”.
 
2- Menção Honrosa ‘Mestrado em História de Arte’
·       Ricardo Miguel Oliveira Duarte; “Azulejaria de Exterior em Sintra – História, Arte e Tipologias”.
 
3- Menções Honrosas Ex aequo ‘Conservação e Restauro’
·       SELO – Conservação e Restauro, Lda.; Conservação e restauro dos azulejos da fachada principal da Igreja de Santo António dos Congregados – Porto;
·       Câmara Municipal de Lisboa, Unidade de Coordenação Territorial, Unidade de Intervenção Territorial Centro Histórico, CRERE Museu do Estuque; Conservação e restauro dos painéis em azulejo da fonte ornamental do Beco do Carneiro – Lisboa.
 
4- Menção Honrosa ‘Boas Práticas’
·       Museu de Portimão; Valorização, reabilitação e salvaguarda dos azulejos do jardim 1.º de dezembro – Portimão.
5- Menção Honrosa “Divulgação”:
·       Câmara Municipal de Ovar; ‘Maio do Azulejo’.
 
6- Menção Honrosa “Exposições”:
·       Ratton Cerâmicas e Câmara Municipal de Setúbal; “Reflexos da Galeria Ratton. 1987-2018.”.
 
 – 5 PRÉMIOS:
– Prémio “Tese de Mestrado História de Arte”:
·       Mariana Rodrigues; “Os Azulejos portugueses do Museu do Açude: um diálogo entre coleção e arquitetura”.
– Prémio “Tese de Doutoramento na área de ‘Estudo de Materiais’”:
·       Sandro Botas; “Recuperação de fachadas azulejadas antigas – Desenvolvimento de argamassas compatíveis e estudo de fenómenos de aderência”.
– Prémio “História de Arte”:
·       Joaquim Vitorino Videira Eusébio; “Os Ciclos de Azulejo da Igreja do Convento do Louriçal”.
– Prémio “Intervenção Artística em Azulejo” Ex aequo:
·       Marta Lima, Rui Ferro Moutinho e Susete Rebelo; Intervenção plástica da Estação do Lumiar do Metropolitano de Lisboa.
·       Ratton Cerâmicas e Jun Shirasu; Intervenção artística em azulejo “Viagem da Camélia”.
 
– Prémio extra concurso “Personalidade”:
·       A historiadora de arte brasileira Dora Alcântara,  personalidade com obra científica da maior relevância e autora de grande projeção nos estudos do Azulejo luso-brasileiro.
 
Os prémios serão entregues numa cerimónia que, como habitualmente, se realizará no Palácio Fronteira, desta feita no dia 23 de maio.

Pontos de Interesse

Social market back in Lisboa

O vereador João Afonso, responsável pelo pelouro dos Direitos Sociais, participou no 3.º  Marketplace em Lisboa, realizado na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho no dia 23 de novembro de 2016.O autarca destacou a intervenção das empresas e o papel da sua...

A new Carris, by Lisboa City Council

A Câmara Municipal de Lisboa assinou hoje, 21 de novembro, com o Governo, um memorando de entendimento que prevê a passagem da gestão da Carris para a autarquia, já a partir de 1 de janeiro de 2017. Um dia histórico ara Lisboa e um passo importante para a melhoria dos...