O Prémio Arquitectura do Douro é um concurso bienal que procura distinguir e promover boas práticas do exercício da arquitectura realizadas na região após a inscrição do Alto Douro Vinhateiro na Lista do Património Mundial da UNESCO (14 de Dezembro de 2001). Podem concorrer intervenções de construção, conservação ou reabilitação de edifícios ou conjuntos arquitectónicos, bem como intervenções de desenho urbano em espaço público.
Lançado em 2006 por ocasião das comemorações dos 250 anos da Região Demarcada do Douro (RDD), o galardão destina-se a promover a cultura arquitectónica e as boas práticas do exercício da arquitectura na paisagem de uma região protegida como é a NUT III Douro. A atribuição das distinções nas edições anteriores permitem concluir que trata-se de um território dinâmico, em que as intervenções arquitectónicas têm sabido, genericamente, acompanhar as características da paisagem.–
Lançado em 2006 por ocasião das comemorações dos 250 anos da Região Demarcada do Douro (RDD), o galardão destina-se a promover a cultura arquitectónica e as boas práticas do exercício da arquitectura na paisagem de uma região protegida como é a NUT III Douro. A atribuição das distinções nas edições anteriores permitem concluir que trata-se de um território dinâmico, em que as intervenções arquitectónicas têm sabido, genericamente, acompanhar as características da paisagem.
Edição 2016/2017 – 10 Anos
Regulamento l download