Select Page

Prémio Nacional de Ilustração entregue no Fólio, em Óbidos

O ilustrador João Fazenda recebeu o Prémio Nacional de Ilustração 2015 no Fólio, em Óbidos. No âmbito do festival literário internacional está patente a exposição “PIM!”, uma mostra de ilustração que reúne trabalhos de 22 ilustradores nacionais e internacionais.

“Sujo muito as mãos”, admite João Fazenda, o vencedor do Prémio Nacional de Ilustração 2015. O ilustrador diz que usa o digital, mas gosta muito “do papel, caneta e tintas”. Foi com essa matéria-prima que fez “Dança”, o livro com que venceu o prémio que recebeu este sábado em Óbidos das mãos do secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado.

À Renascença, sobre o livro que considera especial, explica tratar-se “do primeiro” em que assegurou “história e imagem”.

“Dança” editado pela Pato Lógico conta a história de um homem que quer dançar, mas que o peso do seu fato e gravata não deixam. Contudo, na cabeça de João Fazenda, o ilustrador que é responsável por capas de discos de Deolinda, a história vem sempre depois. “Eu descubro-me como contar de histórias a partir das imagens”, diz-nos e acrescenta: “Para mim é muito fácil desenhar qualquer coisa e depois contar uma história a partir dali”.

As ilustrações de João Fazenda são algumas das expostas na mostra “PIM!” na Galeria Novaogiva, em Óbidos, durante o Festival de Literatura Internacional Fólio.

Em três andares estão reunidas obras de artistas e ilustradores como Paulo Galindro, Fernanda Fragateiro, André da Loba ou Catarina Sobral. Também patentes estão desenhos de Yara Kono e Bernardo Carvalho distinguidos com uma menção honrosa pelo Prémio Nacional de Ilustração.

Na entrega do Prémio em que estiveram presentes o autarca de Óbidos Humberto Marques, a vereadora da Cultura Celeste Afonso, Silvestre Lacerda – director da Direcção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas esteve também o secretário de Estado da Cultura. Miguel Honrado sublinhou o empenho do Governo no apoio à ilustração.

Aos jornalistas, no final, afirmou: “A ilustração portuguesa tem conhecido um desenvolvimento muito grande nos últimos anos com o aparecimento de muitos nomes de grande qualidade tanto a nível nacional como internacional portanto, o Governo está naturalmente apostado em continuar a estimular e sustentar este tipo de fenómeno. O Prémio Nacional de Ilustração é, entre outros um estímulo fundamental para este tipo de estratégia”.

No Fólio, até 2 de Outubro, está aberta ao público a exposição “PIM!” que este sábado contou com a presença especial de Jutta Bauer, uma das mais prestigiadas ilustradoras. De origem alemã, Bauer já venceu entre outros o Prémio IBBY e tem publicados em Portugal, entre outros, o livro “O Anjo da Guarda do Avô” e “Quando a Mãe Grita”, editados pela Gatafunho.

Fonte: Renascença

Pontos de Interesse

RedSocks dão concerto no Espaço Ó

O Espaço Ó, em Óbidos, apresenta um concerto com a banda RedSocks,no dia 17 de Agosto, pelas 22 horas. Mais uma iniciativa da agenda cultural de Verão do Espaço Ó.Os RedSocks são uma banda de covers fruto da vontade de cincopessoas de partilharem o gosto pela música,...

Banda Filarmónica de A-da-Gorda abre inscrições

A Banda da União Filarmónica de A-da-Gorda (UFA) tem abertas as inscrições para a sua Escola de Música.Serão ministradas aulas de todos os instrumentos da banda (flauta, oboé, clarinete, saxofone-alto, saxofone-tenor, trompete, trompa, trombone, eufónio, tuba,...