Select Page

Presidente do Governo inaugura Núcleo de Vila do Porto do Museu de Santa Maria

O Presidente do Governo inaugurou hoje o Núcleo de Vila do Porto do Museu de Santa Maria, um investimento superior a 1,6 milhões de euros que se enquadra na Rede Regional de Museus, que qualifica os Açores em termos culturais, mas também enquanto produto turístico.

 

“Estamos a falar de uma rede de museus que não se encontra fechada sobre si mesma, que está disponível – e essa é a sua função primordial – para mostrar e explicar as várias componentes da nossa história e da nossa vida coletiva, enquanto Povo e enquanto Região”, afirmou Vasco Cordeiro.

 

No segundo dia da visita estatutária à ilha de Santa Maria, o Presidente do Governo adiantou que tem sido desenvolvido um trabalho contínuo na área da Museografia, uniformizando a oferta disponível aos visitantes, permitindo a criação de uma rede de museus de caráter regional, na qual cada ilha desempenha um papel particular e articulado naquela que é a História dos Açores.

 

Nesse sentido, a Rede Regional de Museus é atualmente composta por quatro museus regionais e quatro museus de ilha, a que se acrescenta o projeto do Eco Museu do Corvo.

 

De acordo com Vasco Cordeiro, trata-se, na prática, de uma rede que, em variados aspetos, qualifica a Região Autónoma dos Açores, seja na vertente mais tradicional ligada à cultura, seja enquanto produto turístico disponível a quem visita o arquipélago.

 

“Na perfeita sintonia entre estas duas componentes, os números disponíveis garantem-nos o acerto deste percurso, uma vez que os museus dos Açores têm-se assumido como verdadeiros polos de atração, não só dos Açorianos, como também de turistas”, sublinhou.

 

Nesse sentido, adiantou que, se, em 2012, o número de visitantes rondou os 86 mil, em 2017 registou-se um total de 155 mil entradas nos museus dos Açores, o que representa um crescimento de cerca de 80 por cento.

 

“Estes números querem, no fundo, dizer algo muito simples e que é, naturalmente, uma evidência: que os Açores possuem já uma Rede Regional de Museus que, lançando mão da nossa história, da nossa memória e do nosso património coletivo, constitui um verdadeiro instrumento ao serviço do desenvolvimento das comunidades onde se inserem”, considerou Vasco Cordeiro.

 

O Núcleo de Vila do Porto do Museu de Santa Maria, que resulta da ampliação e reabilitação de um edifício existente na zona histórica desta vila, constitui uma infraestrutura moderna e funcional, com uma temática que versa sobre a história da ilha de Santa Maria no seu contexto arquipelágico.

 

Sob o mote ‘A Primeira Ilha’, este novo núcleo será como que a “porta de entrada” para o conhecimento mais alargado do arquipélago, explicando a aventura da travessia do Atlântico, as formas de ocupação territorial, as culturas introduzidas e demais particularidades do povoamento de Santa Maria.

 

Este será um núcleo que aborda o facto de a paragem de Cristóvão Colombo na ilha ter introduzido os Açores como um ponto de apoio essencial nas viagens intercontinentais, assim como o impacto que o Aeroporto de Santa Maria provocou na população Mariense, operando uma verdadeira alteração da estrutura social, económica e cultural da ilha.

Pontos de Interesse