Select Page

Presidentes de câmara da EuroBEC reunidos

Os presidentes das Câmaras Municipais de Elvas, comendador José Rondão Almeida, de Campo Maior, Luís Rosinha, e o alcaide de Badajoz, Inacio Gragera, reuniram esta quarta-feira, dia 23, nos Paços do Concelho, em Elvas.
 
A reunião, no âmbito da Eurocidade EuroBEC, teve vários pontos da ordem de trabalhos, tendo iniciado com a tomada de posse do presidente da Câmara Municipal de Elvas, como presidente da EuroBEC, sucedendo a João Muacho, num mandato que se inicia a 1 de março e vai até 28 de fevereiro de 2023.
 
Os autarcas, que se estreiam nesta função, foram acompanhados de técnicos que já fazem parte do projeto, tendo sido dado a conhecer, pelo Dr. João Paulo Garrinhas, que possui um vasto conhecimento deste projeto, o plano de ação a curto e médio prazo.
 
Entre estas medidas, foram aprovadas a criação de uma sede física, tendo sido sugerido que a mesma possa funcionar nas instalações da IFEBA, em Badajoz, ou em alternativa, no Caia, em instalações do Município de Elvas, assim como a afetação de recursos humanos, dos três municípios, para realizarem funções na sede, no âmbito do projeto, ficando a coordenação da mesma a cargo do Dr. João Paulo Garrinhas.
 
Ficou ainda estabelecido que os autarcas vão reunir-se mensalmente, na primeira segunda-feira do mês, pelas 16 horas, na futura sede. Para além disso, deverão os municípios definir o Conselho Plenário, para que este possa depois ser empossado.
 
Outra das medidas a implementar é criar a figura do embaixador da Eurocidade, tendo sido tomada a decisão de designar como embaixador o comendador Rui Nabeiro, reconhecendo o trabalho empresarial e não só do empresário campomaiorense.
 
Os autarcas decidiram também fazer uma declaração de interesse conjunta para estabelecer como prioritário e de interesse para a Eurocidade, a instalação do Centro Ibérico de Energias Renováveis, na Extremadura, pelas mais-valias que representa para a região.
 
Outro dos pontos em destaque foi a Plataforma Logística do Caia, tendo o presidente da Câmara Municipal de Elvas, manifestado a intenção de criar um parque empresarial na Herdade da Comenda, que complemente a plataforma existente, que permita a chegada de matérias-primas e o transporte das mesmas. Campo Maior vai contar com um Centro de Inteligência Competitiva que irá beneficiar toda a região.
 
Foi ainda abordada a cooperação entre os três municípios em áreas como a educação, saúde, eventos, mobilidade laboral transfronteiriça, segurança, cultura, rede de transportes, entre outras áreas.
 
O objetivo de todos os projetos passa por criar uma cultura de benefício para todos e para que todos se sintam parte integrante deste projeto de micro região.
Pontos de Interesse

Jornadas “Envelhecer Melhor” no CNT

As primeiras Jornadas intituladas “Envelhecer Melhor”, organizadas pelo Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa, estão a decorrer ao longo do dia de hoje, 9 de junho, no Centro de Negócios Transfronteiriço, em...

Tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval

Os serviços da Câmara Municipal de Elvas vão estar encerrados na terça-feira, dia 1 de março, dia de Carnaval, por motivos de tolerância de ponto. Neste sentido, os serviços do Município reabrem, no seu horário normal de funcionamento, na quarta-feira, dia 2 de março,...