Select Page

Primeiro “Passeio no Parque” levou à descoberta da Quinta do Covelo

A primeira edição do programa municipal “Passeios no Parque” arrancou no último sábado, 3 de junho, com uma visita à Quinta do Covelo.

Cerca de 40 pessoas, guiadas pelo arquiteto Paulo Calapez, autor da remodelação da quinta no final dos anos 80, e pelo arquiteto paisagista Gonçalo Andrade, ficaram a conhecer aspetos relacionados com o paisagismo, a botânica, a arte e a história daquele lugar.

Durante a visita, foi referida a importância dos parques emárea urbana, a interferência na temperatura da cidade, a pertinência da criaçãode zonas de descanso e de lazer e a relevância destes espaços como refúgio aoruído e ao trânsito da cidade.

Os participantes puderam, também, verificar que a estruturado Parque do Covelo ainda mantém a organização de uma antiga quinta agrícola, visível, por exemplo, na horta localizada à cota mais baixa, na mata constituída por algumas espécies espontâneas a Norte, enquanto a casa se localizava a Sul, junto à Rua do Bolama.

O programa “Passeios no Parque”, que se estende por vários meses e leva à descoberta das centenas de hectares que compõem os sete parques urbanos do Porto, tem a particularidade de contemplar a tradução para Língua Gestual, respondendo à intenção de integrar todos os cidadãos.

Depois do Parque do Covelo, estão programadas, até ao final deste ano, visitas guiadas – com início sempre às 14,30 horas – aos Jardins do Palácio de Cristal (15 de julho), Parque da Pasteleira (22 de julho), Parque de S.Roque (14 de outubro) e Parque Oriental da Cidade (18 de novembro).

+Info: A participação nas visitas é gratuita, mas sujeita a pré-inscrição para parquesurbanos@cm-porto.pt ou 22 532 00 80.

Todas as visitas terão tradução para Língua Gestual Portuguesa (LGP), por solicitação na pré-inscrição, com antecedência mínima de 2 dias úteis. 

Pontos de Interesse