Select Page

Primeiros equipamentos de teleassistência já foram entregues

A pensar no bem-estar e segurança dos idosos e adultos dependentes, o Município de Amarante implementou há vários meses um programa de teleassistência domiciliária 24 sobre 24 horas, 365 dias por ano. Os primeiros equipamentos estão já em funcionamento. O que significa que a partir de agora, estas pessoas não ficarão sem auxílio. Uma medida gratuita para quem tem mais de 65 anos e comprovadas dificuldades económicas.

Numa altura em que a assistência aos idosos está na ordem do dia e quando sabemos, de acordo com os Censos de 2011, que o concelho de Amarante tinha, à data, 9071 residentes com idade igual ou superior a 65 anos o que representa cerca de 16,12% da população total residente, sentimos que não podíamos ficar indiferentes a esta realidade” – começa por mencionar Lucinda Fonseca, a vereadora com o pelouro da Coesão Social. “Das 2684 famílias isoladas, residentes no concelho, mais de metade (54,5%) tem idade igual ou superior a 65 anos”, acrescenta, enquanto explica como tudo funciona: “o sistema é muito simples e prático de modo a não inibir os utilizadores. Basta carregar no botão da pulseira, e do outro lado está disponível uma equipa especializada e, em muitos casos, uma voz amiga”. O envio urgente de médicos e enfermeiros é uma das várias valências que o serviço disponibiliza.

Recorde-se que o SMAI pressupõe dar resposta a situações de isolamento através de um serviço de teleassistência, à semelhança de outros, sendo que este tem a particularidade de proporcionar o acompanhamento psicossocial feito por um/a técnico/a da autarquia, revestindo-se, por conseguinte, de uma mais-valia.

Para mais informações os interessados devem dirigir-se à Casa da Portela, na Rua Dr. Miguel Pinto Martins, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00 ou entrar em contacto através do número 255 420 233.

Pontos de Interesse

Voluntariado Jovem integra 180 participantes

No âmbito do programa de Voluntariado Jovem promovido pela Câmara Municipal de Amarante, cento e oitenta jovens, oriundos das diversas freguesias do concelho e a frequentarem diferentes áreas de formação no Ensino Superior, irão prestar serviço voluntário, de abril a...

“Trabalhei muito para ser o melhor”

Desengane-se quem, porventura, ainda julga que ser “o melhor” não dá trabalho! O amarantino Rui Teixeira, atleta de alta competição, é a prova disso mesmo. Orgulhoso por voltar a vestir a camisola de Portugal numa grande competição internacional, chega agora, como o...