
Um incidente ocorrido esta noite, originou a obstrução parcial da câmara de chegada da ETAR do Freixo e provocou uma sobrecarga na rede de drenagem de águas residuais junto à referida instalação, com consequências limitadas na via pública.
A empresa Águas do Porto está a trabalhar na resolução do problema que poderá ter efeitos visíveis também no Rio Tinto.
Durante a noite foi promovido o desvio parcial do caudal afluente à ETAR, estando a decorrer neste momento os trabalhos preparatórios de desobstrução da câmara de chegada e/ou coletor associado.
Até ao fim do dia de hoje, serão iniciados os trabalhos de desobstrução, que se prolongarão pela noite, sendo necessário, para o feito, promover o by-pass total do caudal afluente à ETAR do Freixo.
Estimamos que os trabalhos para a total regularização das condições normais de funcionamento da ETAR se encontrem concluídos até ao fim de Domingo.
A Agência Portuguesa do Ambiente foi já contactada e será informada formalmente da situação até ao fim da manhã, não existindo até ao momento qualquer impacto visual, nem na via pública – entretanto já limpa – nem no rio Tinto.
Embora a situação não apresente gravidade, a Câmara do Porto entendeu avisar a população do sucedido.
Recent Comments