Select Page

Programação e Robótica são áreas prioritárias da educação para a ciência, afirma Diretor Regional

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia identificou hoje, na Lagoa, em São Miguel, as áreas da Programação e da Robótica como “pilares fundamentais para o fomento da cultura científica e tecnológica dos Açorianos, em geral, e dos jovens, em particular”.

Bruno Pacheco afirmou que o Governo dos Açores “está ciente” que a aposta nas áreas das STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) é “imprescindível e indispensável para que se garanta uma sólida formação e qualificação de recursos humanos”, no sentido de “aumentar os índices de empregabilidade e de sucesso profissional dos jovens, bem como os níveis de inovação e competitividade das empresas”.

O Diretor Regional, que falava na abertura de uma formação para docentes sobre ‘Projetos Transversais com Robótica Educativa’, referiu que, “apesar dos avanços que se têm vindo a verificar nestas áreas, persistem níveis de rejeição por parte dos alunos em relação às disciplinas da Matemática e da Física”.

Neste sentido, defendeu que “não se pode descurar” a importância da divulgação científica das STEM no que se refere “à captação do interesse das gerações mais jovens para as carreiras científicas e tecnológicas, contribuindo, igualmente, para o seu sucesso escolar e profissional”.

De acordo com Bruno Pacheco, esta ação de formação sobre ‘Projetos Transversais com Robótica Educativa’, desenvolvida em parceria com a Associação Nacional de Professores de Informática e destinada aos coordenadores dos Clubes de Programação e Robótica, bem como a professores dos grupos de Educação Tecnológica, Eletrotecnia e Informática das escolas do arquipélago, representa “mais um passo” na implementação das medidas do Plano de Ação para a Cultura Científica e Tecnológica dos Açores (PACCTO Açores).

No âmbito deste Plano foram criados, em 2018, seis clubes de Programação e Robótica nas escolas açorianas e serão criados, este ano, mais 13, num investimento total de 95 mil euros.

O Diretor Regional adiantou ainda que está prevista a realização de “mais uma série de ações de formação nas áreas da Robótica, Programação e Espaço, que vão decorrer, até final de julho, em diferentes ilhas do arquipélago”.

Com estas e outras medidas, o Governo dos Açores pretende melhorar as competências dos docentes em matéria das STEM, permitindo, assim, uma melhor e mais consolidada cultura científica e tecnológica dos jovens açorianos, referiu Bruno Pacheco.

Pontos de Interesse

To Sacra di S. Michele by bus

From april, bus to reach the Sacra di San Michele, in Sant'Ambrogio di Torino. From April, 1 to November, 1 on Wednesday, Saturday, Sunday and holidays bus from Avigliana, Piazzetta De Andrè (in front of railway station) at 09:30 am, 11:00 am, 02:30 pm, 04:30 pm...