Select Page

Projeto de partilha de histórias de tradição oral entre jovens e idosos será uma realidade este ano, anuncia Andreia Cardoso

A Secretária Regional da Solidariedade Social anunciou hoje, na Horta, que o Governo dos Açores vai implementar este ano uma iniciativa que consiste na partilha de histórias de tradição oral em contexto intergeracional, envolvendo crianças, jovens e idosos.

 

Esta medida, adiantou Andreia Cardoso, estará sob a responsabilidade da Direção Regional da Cultura e “visa melhorar as respostas sociais na área da infância e da terceira idade”, prevendo-se que chegue este ano a “2.500 crianças, jovens e idosos”.

 

“Pretendemos cultivar a partilha intra e inter geracional de histórias de tradição oral, colocando lado a lado crianças, jovens e idosos, na troca de experiências e narrativas tradicionais”, frisou a Secretária Regional.

 

Este projeto de partilha de histórias de tradição oral em contexto intergeracional pretende promover o conhecimento dos Açores pelos mais jovens através da experiência de vida dos mais idosos, bem como o enriquecimento destes com a partilha e o convívio com os mais novos, sendo uma das medidas prevista no plano de ação bianual 2018-2019 da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social.

 

Andreia Cardoso falava na cerimónia de lançamento da primeira pedra da construção do Centro Intergeracional da Feteira, no Faial, uma obra que, segundo disse, “vai contribuir para uma participação ativa das crianças e dos idosos da freguesia, e até do concelho”.

 

A titular da pasta da Solidariedade Social acrescentou que a criação deste Centro Intergeracional vai “promover a integração social entre as diferentes gerações e contribuir, de uma forma geral, para os desafios associados à velhice e ao envelhecimento”.

Pontos de Interesse