Select Page

Projeto ‘Kebrar’ é “um contributo para o desenvolvimento integral e inclusivo das crianças”, afirma Andreia Cardoso

A Secretária Regional da Solidariedade Social destacou hoje, em Ponta Delgada, a importância de ações que contribuam para o desenvolvimento integral e inclusivo das crianças dos Açores , como é exemplo o projeto ‘Kebrar’, cuja ação é desenvolvida em proximidade com as crianças e respetivas famílias no seu meio local.

 

Andreia Cardoso falava durante uma visita conjunta com o Secretário Regional da Saúde, Rui Luís, a este projeto da Kairós – Cooperativa de Incubação de Iniciativas de Economia Solidária, em parceria com o Instituto de Segurança Social dos Açores (ISSA) e com a equipa de Intervenção Precoce da Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel (USISM).

 

O projeto consiste numa plataforma técnica itinerante de proximidade para o desenvolvimento da criança – a carrinha ‘Girafa’ – munida de equipamento lúdico e didático que visa contribuir para a prevenção da pobreza e exclusão social e para a promoção da igualdade, de oportunidades e género.

 

“Esta ação promove um conjunto de iniciativas de proximidade por via de oficinas pedagógicas e de estimulação na infância, abordando as várias componentes do desenvolvimento da criança, nomeadamente motora, sensorial, cognitiva, social, criativa”, salientou a Secretária Regional.

 

“O ‘Kebrar’ vai, por isso, ao encontro dos objetivos do Governo dos Açores, enquadrando-se com a primeira prioridade da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, que consiste em assegurar a todas as crianças e jovens, desde o início de vida, um processo de desenvolvimento integral e inclusivo”, frisou.

 

O objetivo deste projeto é reforçar as competências sociocognitivas das crianças através de brincadeiras e jogos lúdico-pedagógicos, com atividades que estimulam a linguagem, a criatividade, o pensamento, a leitura, a escrita, a descoberta, procurando prevenir o insucesso e o abandono escolar.

 

A carrinha da ‘Girafa! Aqui Vou Eu’ percorre diariamente os territórios rurais mais afastados do centro e as zonas urbanas mais desfavorecidas do concelho de Ponta Delgada, intervindo junto de crianças entre os 3 e os 12 anos, que provêm de famílias em risco de pobreza ou em situação de privação.

 

Por seu lado, o Secretário Regional da Saúde, também presente na assinatura do acordo de colaboração entre a Kairós e a USISM na área da intervenção precoce, afirmou que este projeto traduz a aposta do Governo numa intervenção precoce na infância de proximidade, por uma sociedade inclusiva.

 

“Mesmo na condição da diferença, para crianças que manifestam atrasos no desenvolvimento ou necessidades educativas especiais, é importante criar as condições para proporcionar a igualdade de oportunidades, e este projeto tem o mérito de ter chamado a si esta vertente, indo ao encontro das famílias na freguesia onde vivem”, salientou Rui Luís. 

 

O acordo de colaboração celebrado durante esta visita entre a USISM e a Kairós estabelece a utilização pela equipa de Intervenção Precoce da USISM da carrinha ‘Girafa Aqui Vou Eu’ duas vezes por semana, permitindo oferecer maior acessibilidade aos serviços de intervenção precoce.

 

Esta equipa de técnicos é constituída pela Coordenadora da Intervenção Precoce da USISM, um assistente social, uma psicóloga, uma enfermeira e um médico.

 

O titular da pasta da Saúde lembrou que há um forte empenho do Governo para que estas crianças sejam acompanhadas o mais cedo possível através do Programa Regional de Intervenção Precoce, existindo 17 equipas de intervenção precoce com cobertura em todos os concelhos da Região.

 

“São estas equipas constituídas por 120 profissionais de diversas áreas que acompanham atualmente 307 crianças, com idades entre os 0 e os 6 anos, criando condições na família, escola e comunidade, de forma a que estes menores tenham o máximo de autonomia e integração”, frisou.

 

O projeto ‘Kebrar’ foi pensado e criado de modo a contribuir para o desenvolvimento integral das crianças através de programas específicos de intervenção precoce e aprendizagem socioeducativa e cultural, que contribuam para o desenvolvimento e bem-estar das crianças, em estreita relação com as respetivas famílias e serviços técnicos locais.

Pontos de Interesse