Select Page

PS-Madeira saúda nomeação de D. Tolentino Mendonça como Cardeal

O Partido Socialista da Madeira saúda a nomeação de D. Tolentino Mendonça como cardeal, um facto que “deixa orgulhosos os cidadãos madeirenses ao verem um filho da terra chegar a um patamar tão importante na hierarquia da Igreja Católica”.

Além da dimensão religiosa, os socialistas destacam “o grande papel que D. Tolentino desempenha na cultura portuguesa, enquanto poeta e pensador”.

D. Tolentino Mendonça, de 53 anos, nasceu em Machico e é, actualmente, arquivista do Arquivo Secreto do Vaticano e bibliotecário da Biblioteca Apostólica do Vaticano. O arcebispo madeirense torna-se, assim, o sexto cardeal português do século XXI e o terceiro a ser designado no actual pontificado, passando também a ser o segundo membro mais jovem do Colégio Cardinalício.

Foi ordenado padre em 1990 e bispo em 2018. Biblista, investigador, poeta e ensaísta, o futuro cardeal foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem de Sant’lago da Espada por Aníbal Cavaco Silva, presidente da República, em 2015. Foi ainda vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa

“A D. Tolentino Mendonça e aos seus familiares, o PS-Madeira envia as maiores felicitações”, refere através de comunicado.

Pontos de Interesse

Largo das Palmeiras cheio para as vindimas

Decorre até amanhã no Largo das Palmeiras, mais uma edição das Festa das Vindimas do Porto Santo, numa realização da edilidade local. Para o presidente da autarquia Idalino Vasconcelos “esta festa vem na sequência do Porto Santo ser uma ilha que já teve uma grande...