Select Page

PSD alerta Câmara do Funchal para a prevenção e combate aos incêndios na cidade

Na sequência dos incêndios registados, nos últimos dias, particularmente no concelho da Calheta, os vereadores social-democratas eleitos à Câmara Municipal do Funchal, destacaram, nesta quinta-feira, a importância da prevenção de riscos e do combate aos incêndios na cidade, “uma responsabilidade que é de todos mas, também, das entidades competentes, neste caso o Município, a quem compete, entre outras funções, um papel de prevenção, sensibilização e fiscalização”, destacou a vereadora Nadina Mota.

“Sabemos que em 2012 e em 2016, a cidade do Funchal viveu momentos trágicos e consideramos, por isso mesmo, que a Câmara Municipal tem um trabalho a fazer que carece de ser também questionado e foi esse o nosso papel, na reunião de hoje”, explicou a vereadora do PSD, dando vários exemplos da preocupação manifestada.

“É preciso perceber o que é que o Executivo socialista está a fazer quanto à necessária limpeza dos terrenos, se está ou não a notificar os seus proprietários e/ou a dar andamento a esses processos para o Ministério Público, caso estes não respondam, assim como também é preciso perceber se a autarquia está a garantir a manutenção e o acompanhamento dos problemas que ficaram evidentes, tanto em 2012 quanto em 2016, quanto às bocas de incêndio”, disse Nadina Mota, alertando, ainda, para a necessidade “de ser reforçado o investimento do Município tanto em recursos humanos quanto materiais, sobretudo quando sabemos que, segundo o último Relatório e Contas da CMF, o investimento em combate a incêndios, Protecção civil e bombeiros foi de apenas 13% em relação ao que era previsto”.

Vereadores que, na ocasião, também questionaram o trabalho que estava a ser desenvolvido, nesta matéria, nos Bairros Camarários. “Não podemos exigir aos outros aquilo que não fazemos, nos espaços que tutelamos”, argumentou a vereadora Social-democrata.

Pontos de Interesse

Largo das Palmeiras cheio para as vindimas

Decorre até amanhã no Largo das Palmeiras, mais uma edição das Festa das Vindimas do Porto Santo, numa realização da edilidade local. Para o presidente da autarquia Idalino Vasconcelos “esta festa vem na sequência do Porto Santo ser uma ilha que já teve uma grande...