Select Page

PTO Integra redes europeias nas áreas das STEM

No âmbito do Programa Europeu para a Educação, Formação, Juventude e Desporto – Programa Erasmus +, foram aprovadas duas candidaturas que permitem ao Parque Tecnológico de Óbidos integrar duas redes europeias que vão desenvolver um conjunto de atividades nas áreas STEM [science (ciência), technology (tecnologia), engineering (engenharia), mathematics (matemática)].

A participação nestas duas redes vem afirmar o investimento que o Parque Tecnológico tem vindo a desenvolver na educação tecnológica, como é o caso do projeto deCode – academia de programação e robótica, mas também impulsionar a sua aproximação e articulação junto das Escolas D`Óbidos. Com um financiamento total aprovado pela Comissão Europeia que ultrapassa os 500 000.00€, os dois projetos pretendem criar, nos países envolvidos, novas dinâmicas educativas, intensificar a presença de profissionais das áreas mais tecnológicas junto das escolas, garantir o acesso a novas soluções tecnológicas e a criação de materiais pedagógicos que possam ser divulgados em plataformas mundiais.

Uma das redes aprovadas é coordenada pela EUN Partnership AISBL, uma organização europeia composta por representantes de 30 Ministérios da Educação Europeus e com uma vasta experiência na promoção das STEM em contextos educativos, como é o caso do projeto Scientix. O Parque Tecnológico, o Ministério da Educação de Portugal (Direção Geral de Educação), o Ministério da Educação de Malta (Departamento de Gestão Curricular) e a CRS – Europe Business Network (Bélgica) constituíram-se como parceiros do projeto SYSTEMIC – Say Yes To STEM In The Classroom que pretende desenvolver um conjunto de ações de promoção das áreas STEM na escolas. Está previsto a criação de um programa de formação para professores/diretores, da criação de um guia de apoio à participação de profissionais das áreas STEM nas escolas, bem como a definição de novas práticas pedagógicas que possam impulsionar o prosseguimento de estudos nestas áreas. No final do projeto, a rede pretende que as atividades desenvolvidas pelos diversos parceiros possam atingir as 2 500 escolas e organizações relacionadas com as STEM, 3000 professores/profissionais de orientação vocacional, 60 000 alunos e 3 500 instituições parceiras.

A segunda rede está relacionada com as áreas da robótica e programação e é constituída por sete organizações, maioritariamente escolas profissionais/secundárias da Polónia, Itália e Turquia, com uma vasta experiência no desenvolvimento destas áreas. O Parque Tecnológico e a empresa Answer2u (Polónia) associam-se a este projeto, garantindo a articulação com as Escolas D`Óbidos e o apoio técnico e especializado para a prossecução das atividades previstas. O Projeto RoboIP – Robotic Over Internet Protocol prevê ações para alunos e professores em diversas aplicações/sistemas (iOS, Android, Windows ou Ethernut), com o objetivo final de criar um programa de formação em iOS, traduzido em diversas línguas e que seja divulgado de forma gratuita no iTunes, bem como a criação de um sistema de controlo remoto de um robot NAO.

Óbidos receberá, em 2019, o Festival de Robótica, com a participação de alunos e professores dos países envolvidos nesta rede.

Pontos de Interesse

Espaço da Poeta Rendeira inaugura em Óbidos

Inaugura no dia 28 de agosto, pelas 17h30, em Óbidos, no Coro da Livraria de São Tiago, um Espaço de tradição, amor pelo saber fazer, histórias e poemas.Neste Espaço, Natália Santos – Poeta Rendeira, convida-o a aprender, ver e adquirir bonitas peças de...

Inscrições para voluntários reabilitarem casas

O Município de Óbidos, em parceria com a Just a Change, vai, tal como aconteceu no ano passado, implementar uma campanha de reabilitação de mais cinco casas do concelho, mais concretamente de 21 a 31 de Agosto de 2017.Este ano existe a oportunidade a jovens...