O Festival DDD Dias da Dança, que decorre até sábado na Frente atlântica, já duplicou o público comparativamente à edição do ano passado.
Tiago Guedes, diretor artístico do festival coproduzido pelos municípios do Porto, Gaia e Matosinhos, afirmou-se hoje positivamente surpreendido com a adesão do público, sublinhando que o festival é, neste ano, maior do que no ano passado pois passou de duas para três semanas.
Num encontro informal com os jornalistas, Tiago Guedes recordou que este é um festival de dança contemporânea, que “não é de massas”, mas considerou que os fatores de sucesso têm sido o seu caráter federador e o envolvimento de todos os teatros das três cidades, respetivas máquinas e públicos.
Nesse sentido, o diretor avançou estar já a preparar a edição de 2018, que terá um reforço da componente formativa, com mais workshops e masterclasses, e manifestou-se convicto de que o facto de se realizarem eleições autárquicas neste ano não porá o evento em causa. “As três Câmaras estão sintonizadas e têm um entendimento comum sobre o papel da cultura e deste tipo de projetos, que são estruturais”, declarou Tiago Guedes.
Destaques de programação
O maior festival de dança contemporânea do país, cujos eventos se têm sucedido em equipamentos municipais e locais públicos das três cidades da Frente Atlântica, contempla hoje dois espetáculos no Teatro Campo Alegre: “Su8marino”, de Joana Castro (19 horas), e “Da insaciabilidade no caso ou ao mesmo tempo um milagre”, de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão (21,30 horas; repete às 19 horas de quinta-feira).
Também nesta quinta-feira, a Companhia Nacional de Bailado sobe ao palco do Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery com “A perna esquerda de Tchaikovsky”, de Tiago Rodrigues (21,30 horas).
Da programação, destacam-se ainda as estreias de “Harmida” pela KALE Companhia de Dança, no Armazém 22 (sexta-feira às 19 horas e sábado às 16 horas), e de “O poço” por Jonathan Uliel Saldanha, no Rivoli (sexta-feira às 21,30 horas e sábado às 18,30 horas).
O Festival Dias da Dança contempla ainda, no sábado, as estreias nacionais de “El agitador vórtex” de Cris Blanco, no Campo Alegre (18,30 horas), e “Celui qui Tombe” de Yoann Bourgeois, no Coliseu do Porto (21,30 horas).
Toda a programação e mais informações em festivalddd.com.