Select Page

Quarta edição do festival A SALTO promove a cultura

A abertura do festival A SALTO – Tomada Artística de Elvas, que vai na sua quarta edição, aconteceu, de forma simbólica, na tarde desta quinta-feira, na Casa Tangente, onde se situam as instalações da UMColetivo.

Nesta sessão marcou presença o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, a diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, e a presidente da associação Cátia Terrinca.

Os intervenientes destacaram a importância da cultura nesta fase que vivemos, importante para “prosseguir a atividade, dentro das condicionantes existentes”, mostrando assim que é possível voltar a realizar iniciativas com segurança para todos.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas deu os parabéns a toda a “organização e a todos aqueles que vão fazendo com que estas atividades prossigam”, salientando que o Município vai continuar a apoiar estas iniciativas do movimento associativo.

A diretora Regional de Cultura sublinhou a “importância destes projetos para a massa crítica”, acrescentando que “são uma mais-valia para a cidade” e deixando os votos “de que seja um sucesso”.

A Salto vai decorrer de 28 a 30 de agosto, em vários locais da cidade de Elvas, com teatro, filme, performances, entre outros, num projeto que, desde 2016, privilegia a apresentação pública de projetos artísticos contemporâneos transdisciplinares, em diálogo com a topografia social e arquitetónica do município fronteiriço de Elvas.

A organização é da associação cultural UMCoLetivo e conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas, Direção Geral das Artes, Direção Regional de Cultura, RTP, Antena 2, Antena 3, Alojamento Local em Elvas, Boutigest e Cool Guest House.

Na edição deste ano vai ser homenageado José Travanca, carpinteiro elvense “cuja oficina serviu de trabalho a inúmeros artistas das edições anteriores, carpinteiro cujas mãos serviram várias obras de colegas nossos, carpinteiro cujos olhos sempre foram sinceros na despedida ‘isso não é nada’. Dele, aprendemos a capacidade de aprender. Era, sim, um homem que adorava desafios. ‘Isso agora já me vai deixar a pensar, amanhã ligo-lhe’. Não será por um mero acaso que a profissão é bíblica. Sr Travanca, por todos os mundos que nos ofereceu com as suas mãos, lembrá-lo-emos”, refere a organização.

Pontos de Interesse

Elvas avança com o Gabinete de Apoio à Vítima na cidade

O Município do Elvas, através da vereadora Vitória Branco, assinou, a 30 de maio, o protocolo para a territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica.  A assinatura deste protocolo permite dar continuidade ao gabinete de apoio à vítima, no...

Olivença assinalou o Dia de Portugal com diversas atividades

A vereadora Vitória Branco, em representação da Câmara Municipal de Elvas, marcou presença no ato institucional solene do Dia de Portugal, que se realizou em Olivença, mais concretamente no Convento S. Juan de Dios. A iniciativa estava integrada nas comemorações, em...