Select Page

Quinhentos anos de História em exposição e roteiro pela cidade

A riqueza de um tempo está gravada em cada peçaescolhida para a exposição comemorativa dos 500 anos do Foral Manuelino doPorto (1517-2017), patente na Casa do Infante até ao final do ano.

 

Ao todo são 61 peças, maioritariamente do século XVI,que representam o poder episcopal, monárquico, da cidade, do concelho e dosseus governantes de outrora, a contrastar com peças atuais com o propósito deilustrar que a tradição mantém-se viva na cidade.

 

O visitante é convidado a percorrer quatro núcleos emtorno do Foral do Porto nas suas diferentes dimensões: “Símbolo, Marca eIdentidade”; “Rei, Lei, Poder(es)”, “Espaço, Centralidade, Funcionalidade” e “Arte,Técnica, Comunicação”.

 

 

No átrio dos Paços do Concelho está o polocomplementar desta exposição, centrado na esfera amilar, um dos símbolos do ReiD. Manuel, e num roteiro histórico pelo Porto do século XVI, convidando ovisitante a fazer um itinerário pela cidade e a descobrir 16 pontos-chaveassinalados numa estrutura evocativa de um repositório de memórias.

 

As exposições estão patentes até 31 de dezembro, oacesso é livre e podem ser visitadas nos seguintes horários:

Casa do Infante – de terça-feira a domingo das 9,30às 12,30 horas e das 14 às 17 horas; encerra aos feriados.

Paços do Concelho – de segunda a sexta-feira, entreas 9 e as 17 horas.

 

Pontos de Interesse

Ciência chama à cidade jovens de todo o mundo

O Porto é por estes dias a cidade anfitriã do 35.º Youth Science Meeting, um encontro anual que reúne jovens de todo o mundo. Promovido pela Associação Juvenil de Ciência, com o apoio da Câmara e da Universidade do Porto, traduz-se num fórum aberto à discussão da...