Select Page

Regata no Douro e festa na Baixa celebram Vinho do Porto e a mais antiga Região Demarcada do mundo

O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) está a celebrar, desde 1 de setembro, o Vinho do Porto e os 261 anos da Região Demarcado do Douro. O programa Port Wine Day, que tem animado vários bares e restaurantes, encerra no domingo com uma regata de tradicionais barcos rabelos e outros momentos especiais.
 
A Regata do Vinho do Porto realiza-se entre as 15,30 e as 17,30 horas, no rio e no cenário ribeirinho que fazem parte da história de uma bebida antiga e cheia de mundo.
 
Já entre as 17 e as 22 horas, o público é convidado a participar numa Sunset Party no Jardim das Oliveiras (Passeio dos Clérigos).
 
Neste evento, em que participam cerca de trinta produtores, será apresentada uma curiosa harmonização de pizza napolitana com Vinho do Porto.
 
A complementar aromas e sabores, estão agendadas intervenções de street art por Daniel Eime e Gustavo Mesk.
 
A animação prossegue depois com a Port Wine Night, com bares da Baixa a proporem um cocktail ou copo de Vinho do Porto.
 
Com as comemorações, o IVDP assinala a data da instituição da primeira região vitivinícola do mundo, demarcada e regulamentada em 1756 através da criação da Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro.
 
De acordo com o presidente do Instituto, Manuel Cabral, “o programa do Port Wine day pretende disseminar a verdadeira experiência do Vinho do Porto e do Douro Vinhateiro, homenagear a sua história, espalhar a palavra aos especialistas, ao consumidor, sobretudo aos mais jovens, e ao mundo, apontando o futuro daquele que é simultaneamente grande embaixador e anfitrião do nosso país”.
 
Pontos de Interesse

Sentido da Rua da Firmeza é invertido de madrugada

Lembra-se que será restabelecido na Rua da Firmeza o sentido único poente/nascente. A mudança da orientação do trânsito, que durante meses teve de ser invertida devido a obras nesta zona da Baixa do Porto, é realizada na próxima madrugada.  Para se proceder à...

Fotojornalismo é tema de conversa na Lusófona

Realiza-se esta segunda-feira, pelas 10 horas, na Universidade Lusófona do Porto, uma conferência com o jornalista Paulo Pimenta. A entrada é livre e a organização é dos estudantes do segundo ano do curso de Ciências da Comunicação.  A fotografia de Paulo Pimenta,...