Select Page

Regional Director for Communities participates in opening of the “Year of the Azores in Florianópolis”

O Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, desloca-se ao Brasil de 21 a 24 de fevereiro para participar na sessão oficial de abertura do ‘Ano dos Açores em Florianópolis’, no âmbito das comemorações do 270.º aniversário da presença açoriana em Santa Catarina.

 

A sessão terá lugar quinta-feira, 22 de fevereiro, na Câmara de Vereadores de Florianópolis, seguindo-se o descerramento de uma placa na Rua dos Ilhéus, alusiva aos 270 anos do desembarque dos primeiros Açorianos em Santa Catarina.

 

O programa prevê depois a realização de um cortejo pelas ruas do centro de Florianópolis, com a presença do Grupo Folclórico da Casa dos Açores de Santa Catarina, de casais festeiros do Espírito Santo, de rendeiras e da Banda Filarmónica da Polícia Militar de Santa Catarina, terminando no Mercado Público Municipal, em cuja Galeria de Arte será inaugurada a exposição fotográfica “Açores”, com paisagens das nove ilhas do arquipélago.

 

No dia seguinte, Paulo Teves participa na conferência “Açores e Diáspora”, que terá lugar no âmbito da reunião do Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina, e está presente no lançamento do livro “Penha – Relicário do Divino”, de Maria do Carmo Ramos Krieger.

 

No sábado, 24 de fevereiro, o Diretor Regional está presente na conferência “Experiência de um genealogista através das famílias do antigo Império Português” e na oficina intitulada “Fazer genealogias hoje em Portugal”, que contam com a presença do historiador açoriano Jorge Forjaz.

 

Ainda neste dia, Paulo Teves tem um encontro com a Direção e sócios da Casa dos Açores de Santa Catarina.

 

Nesta deslocação ao Brasil, o Diretor Regional das Comunidades tem ainda previstos encontros com diversas entidades e autoridades locais, nomeadamente o Superintendente da Fundação Catarinense de Cultura, Rodolfo Pinto da Luz, o Presidente do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina, Marcondes Marchetti, a Superintendente da Fundação de Cultura, Turismo e Esporte de São José, Joice Porto Luca, e as direções da Fundação Franklin Cascaes e da Câmara Catarinense do Livro.

 

A cerimónia de assinatura da lei municipal n.º 10.290/2017, que declarou 2018 como ‘Ano dos Açores em Florianópolis’, teve lugar no dia 26 de outubro de 2017 e reconhece o contributo da presença açoriana e do seu legado cultural para o desenvolvimento desta cidade e do Estado de Santa Catarina.

 

Esta designação surgiu no âmbito das comemorações do 270.º aniversário da chegada dos primeiros Açorianos a Santa Catarina, a 6 de janeiro de 1748, sendo que foi apenas a 22 de fevereiro que estes 461 açorianos que atravessaram o Atlântico pisaram solo catarinense.

Pontos de Interesse