O Secretário Regional da Saúde anunciou hoje, em Ponta Delgada, a criação de uma Rede Regional de Sangue para permitir uma melhor articulação entre os bancos de sangue existentes nos Açores.
“Estamos empenhados em criar uma Rede Regional de Sangue, no sentido dos três hospitais se articularem entre si, terem procedimentos comuns, podendo assim rentabilizar recursos físicos e humanos, e equipamentos”, afirmou Rui Luís, que falava à margem das comemorações do Dia Nacional do Dador de Sangue.
Estas comemorações foram promovidas pelo Serviço de Hematologia do Hospital do Divino Espírito Santo, que é o único serviço certificado, com idoneidade formativa para Hematologia.
O titular da pasta da Saúde anunciou ainda o lançamento, em junho, de uma campanha de sensibilização dirigida aos jovens, apelando para a importância de dar sangue.
“Pretendemos avançar com uma campanha articulada com os hospitais, as associações e federações de dadores de sangue de toda a Região, com várias iniciativas no sentido de alertarmos, principalmente a população mais jovem, para esta questão da dádiva de sangue”, adiantou Rui Luís.
O Secretário Regional salientou que as reservas de sangue dos hospitais estão dentro dos parâmetros aceitáveis, revelando que, no ano passado, foram realizadas 3.500 dádivas, para um registo de cerca de 5.000 dadores.
“A nossa preocupação é, no futuro, garantir novos dadores, porque verificamos que, entre os 18 e os 34 anos, é a faixa etária em que há menos adesão para dádivas de sangue”, afirmou.
A angariação de sangue realiza-se também através de brigadas que se deslocam às localidades, tendo Rui Luís sublinhado a importância destas brigadas e da articulação entre hospitais e centros de saúde.
No Hospital da Horta, as deslocações de brigadas aos centros de saúde da ilha do Pico realizam-se de dois em dois meses.
Na cerimónia que assinalou o Dia Nacional do Dador de Sangue, em que o Hospital do Divino Espirito Santo homenageou 26 instituições e empresas que colaboram com a dádiva de sangue, o Secretário Regional agradeceu e elogiou o empenho das empresas e dadores de sangue nas campanhas e na promoção das dádivas de sangue.