A Secretária Regional da Solidariedade Social destacou hoje, em Ponta Delgada, o trabalho “de excelência” desenvolvido pelo ‘Ponto de Encontro Familiar’, parceiro do Governo dos Açores na intervenção em contextos familiares desestruturados e resposta pioneira a nível nacional e internacional.
“Não posso deixar de salientar o ‘Ponto de Encontro Familiar’ como um exemplo de excelência, uma verdadeira lição sobre o que é, de facto, relevante na construção de um espaço-serviço que, ao longo dos últimos 10 anos, mais do que o reconhecimento nacional e internacional, mereceu o reconhecimento público por parte do Governo dos Açores pelo impacto positivo e transformador que operou na nossa sociedade”, afirmou Andreia Cardoso.
A Secretária Regional falava nas comemorações do 10.º aniversário desta equipa, integrada no Centro de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica, que se constituiu em 2008, em parceria com o Governo dos Açores, como a primeira resposta do género a nível nacional, “proporcionado um espaço seguro e construtivo para as famílias, crescendo a seu lado, à medida que as ajudam a ultrapassar as questões que, por inúmeros fatores, desestabilizam a unidade familiar”.
“Entendemos que é esse o verdadeiro desígnio da solidariedade social, apoiar e articular os espaços das relações entre os cidadãos, entre os atores de diversos setores da sociedade, através do diálogo aberto, construtivo e, principalmente, na predisposição para aprender com a contribuição de todos os atores envolvidos”, frisou.
Andreia Cardoso salientou que, “comemorar uma década de trabalho, como a que hoje celebramos, deve assentar num paradigma de conquistas alcançadas e num património coletivo de raiz solidária e universal a conservar”.
“Trabalhamos todos os dias assentes num património imenso de medidas, de abordagens, de projetos e, acima de tudo, de resultados, nenhum dos quais deve ser ignorado”, afirmou a governante, considerando que, “antes pelo contrário, constituem a base do desenvolvimento de todas as nossas ações”.
“Só é capaz de olhar o futuro quem é capaz de olhar o passado”, salientou Andreia Cardoso, assinalando o mérito do balanço agora realizado.
“É o reconhecimento do Governo, naturalmente, mas é o reconhecimento, sobretudo, dos Açorianos que veem, pela voz do Governo, implementadas as medidas e as ações que temos, em conjunto, levado a cabo”, afirmou a Secretária Regional.