Select Page

Requalificação do Conservatório poderá entrar no próximo Orçamento Regional

“Vamos programar um investimento de requalificação e de reabilitação deste edifício [Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira (CEPAM)]. Está a necessitar de obras. Vamos fazê-lo. Possivelmente, para estipular alguma verba já no próximo Orçamento, para iniciarmos essa requalificação “. O Presidente do Governo Regional falava aos jornalistas na cerimónia comemorativa dos 73 anos do Conservatório e entrega de diplomas de mérito a 98 alunos do CEPAM, esta terça-feira.

Miguel Albuquerque adiantou que além da reabilitação do edifício, também a instalação eléctrica “e o conjunto de outras estruturas” têm de ser melhoradas. Para tal, contará com o contributo do director da Escola das Artes: “Não é só reabilitar, temos que criar melhores condições de operacionalidade e de funcionamento do próprio edifício em si”.

O Presidente do Governo garantiu o mesmo à plateia que tinha em frente durante a sua intervenção na cerimónia de entrega de diplomas, mas sem mencionar o Orçamento do próximo ano: “Vamos fazer um esforço, neste mandato, para requalificarmos este edifício e respectivas delegações nos diversos concelhos. Este vai ser requalificado, vai ser arranjado”

Miguel Albuquerque enalteceu a importância da Escola das Artes já que “a formação artística é essencial hoje e é essencial em termos de dotar os jovens de capacidade criativa, de imaginação, de inovação, tudo aquilo que é essencial nas sociedades modernas”. Além do mais, sublinhou, “tem também a ver com algo que é o enriquecimento da pessoa”, pelo que “ este Conservatório – Escola das Artes, tem feito um trabalho muito importante na elevação os padrões culturais e artísticos da Região”.

Questionado pelos jornalistas, afirmou que a reunião desta terça-feira na Quinta Vigia serviu para aprovar o Programa de Governo que será, posteriormente, entregue na Assembleia Legislativa, na próxima segunda-feira.

Reforço Associação de Promoção da Madeira

Também questionado pela comunicação social sobre o reforço de verbas para a Associação de Promoção da Madeira (APM), o Presidente do Governo assegurou que é algo que “já está equacionado no próximo programa de Governo”. Como tem afirmado nos últimos tempos, Albuquerque relembrou que é altura de apostar em novos mercados, sem deixar os tradicionais, visto que o sector do turismo na Madeira passa por uma fase menos positiva – tanto pela falência de companhias aéreas que eram estratégicas para a Região, como pela emergência dos mercados concorrentes da Madeira, que estiveram em baixo no auge da Primavera Árabe, mas agora voltam à corrida, captando turistas que vinham para a ilha: “Vai obrigar a um reforço das verbas para a APM. Esse reforço será quantificado e apresentado no Orçamento da Região pelo próprio secretário [regional do Turismo e Cultura]”.

Sobre quem ocupará o cargo de presidente da APM, Miguel Albuquerque diz apenas que deve ser ligado ao sector do turismo e conhecer bem o transporte aéreo, tanto no sector da aviaçao, como aeroportos: “Será decidido depois, não é só o Governo que escolhe, temos que ouvir os nossos parceiros”, rematou.

Pontos de Interesse

The Festival of St John

As festas de São João marcam o início das festividades de verão na ilha do Porto Santo. Fazem parte destas comemorações inúmeras atividades de âmbito sociocultural, das quais se destacam as tradicionais “marchas populares” na noite de São João.  As festas...

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO NO MERCADO DOS LAVRADORES

A Unidade de Mercados da Câmara Municipal do Funchal assinala, na próxima segunda-feira, 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação, com um evento que contará com a presença de 10 marcas regionais e, ainda, com duas palestras abertas a toda a população. A psicóloga...