Select Page

Resultados da estratégia de promoção dos produtos dos Açores comprovam o seu mérito, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo dos Açores destacou hoje o mérito da estratégia que tem sido desenvolvida de promoção dos produtos açorianos, que resultou, em 2017, num aumento de mais de 8,5 por cento das exportações da Região para países terceiros e também numa diminuição das importações na ordem dos 9%.

“Esta aposta de fomentar as exportações e de diminuir as importações tem sido, nesta matéria, uma das grandes linhas estratégicas da ação do Governo dos Açores. Os dados conhecidos hoje demonstram, claramente, que está a ter resultados”, afirmou Vasco Cordeiro, após ter visitado o stand dos Açores no SISAB 2018 – Salão Internacional do Setor Alimentar e Bebidas, que está a decorrer em Lisboa.

“Isso traduz-se numa melhoria em cerca de 30 por cento da balança comercial internacional da Região. Este é um dado importante que, sobretudo, demonstra o acerto e os resultados da estratégia que está a ser seguida”, destacou o Presidente do Governo.

O aumento das exportações para países terceiros é também acompanhado por um crescimento da comercialização dos principais produtos açorianos com o continente português.

“Por exemplo, a comercialização de produtos lácteos com o continente cresceu, em 2017, mais de 7%”, referiu o Presidente do Governo.

Durante a visita ao stand dos Açores no SISAB, acompanhado pelo Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila, Vasco Cordeiro destacou, por outro lado, a importância da Marca Açores para o reforço da atividade comercial dos empresários açorianos.

“Os inquéritos que têm sido feitos demonstram, também de forma muita clara, a importância que a Marca Açores tem no incremento da atividade dos empresários, com um aumento à volta dos 18 a 20 por cento das vendas”, destacou o Presidente do Governo.

O Governo dos Açores, não ignorando ou minimizando os desafios ainda existentes, considera estes dados “muito encorajadores”, afirmou Vasco Cordeiro, ao anunciar que, no âmbito deste objetivo de aumentar as exportações, vai ser desenvolvido, este ano, o Plano Azores Export 2018.

Além da presença em eventos nacionais, como é o caso do SISAB, o Azores Export 2018, desenvolvido em parceria entre a Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA) e a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, prevê a participação de empresas da Região em eventos em países como os Estados Unidos, Canadá, Espanha e França.

Os Açores participam no SISAB 2018 com um stand próprio em que estão presentes perto de três dezenas de empresas regionais que têm sede em diversas ilhas e representam vários setores de atividade com vocação exportadora.

O SISAB é considerado como a maior plataforma de negócios na fileira agroalimentar, reunindo no mesmo espaço mais de 500 produtores, que recebem a visita de mais de 1.700 compradores internacionais, oriundos de 130 países.

Pontos de Interesse