Várias peças de teatro, mas também um concerto musical, integram a oferta do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica que se despede neste sábado.
Prestes a terminar uma agenda de duas dezenas de espetáculos que marcaram a edição comemorativa dos seus 40 anos, à qual a Câmara do Porto se associou com um reforço dos apoios concedidos, o FITEI tem ainda várias sugestões para a noite desta sexta-feira e para sábado, último dia do festival.
Hoje mesmo, pelas 21 horas, é apresentado no TeCA o “Inferno” de João Brites/Teatro O Bando, ou seja, a primeira estação de “A Divina Comédia” de Dante Alighieri.
Este questionar da existência e da humanidade, que repete pelas 19 horas de sábado, tenta ajudar-nos na procura da imagem ajustada da realidade.
Também hoje, pelas 21,30 horas, e amanhã, às 17 horas, “António e Cleópatra” sobem ao palco do Teatro Campo Alegre, numa criação de Tiago Rodrigues (Teatro Nacional D. Maria II), a partir de uma das celebrações do amor por William Shakespeare.
É igualmente Tiago Rodrigues quem apresenta no Rivoli “By Heart”, às 19 horas de sábado, um espetáculo sobre a importância da transmissão, do invisível contrabando de palavras e ideias que apenas guardar um texto na memória pode oferecer.
Ainda hoje, é tempo de o Porto celebrar o aniversário do festival com música, designadamente com o concerto de Alvaro Peña Rojas que acontece às 23 horas, no Ponto de Encontro FITEI (Rivoli), com entrada livre.
Mas o grande destaque é o espetáculo de encerramento – “Bacantes – prelúdio para uma purga” – que a coreógrafa Marlene Monteiro Freitas apresenta no Auditório Manoel de Oliveira do Rivoli, às 21,30 horas de sábado.
Partindo da tragédia de Eurípides, a música, a dança e o mistério assumem o controlo para nos conduzir a um intenso combate de aparências e dissimulações, polarizado entre os campos dos deuses Apolo e Dionísio.
Entretanto, o programa do FITEI acaba, mas os espetáculos continuam tal como começaram: com “Macbeth”.
O grandioso espetáculo de Nuno Carinhas, a partir de uma das mais emblemáticas tragédias de William Shakespeare, abriu o festival e volta a subir ao palco do Teatro Nacional de São João pelas 21 horas desta sexta-feira. Mas regressa na tarde de domingo (16 horas).
E continuará em cena até 22 de junho, como que para fazer lembrar que o FITEI faz parte da cidade.
///