Select Page

Reta final do FITEI guarda ainda várias propostas

Várias peças de teatro, mas também um concerto musical, integram a oferta do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica que se despede neste sábado.
 
Prestes a terminar uma agenda de duas dezenas de espetáculos que marcaram a edição comemorativa dos seus 40 anos, à qual a Câmara do Porto se associou com um reforço dos apoios concedidos, o FITEI tem ainda várias sugestões para a noite desta sexta-feira e para sábado, último dia do festival.
 
Hoje mesmo, pelas 21 horas, é apresentado no TeCA o “Inferno” de João Brites/Teatro O Bando, ou seja, a primeira estação de “A Divina Comédia” de Dante Alighieri.
 
Este questionar da existência e da humanidade, que repete pelas 19 horas de sábado, tenta ajudar-nos na procura da imagem ajustada da realidade. 
 
Também hoje, pelas 21,30 horas, e amanhã, às 17 horas, “António e Cleópatra” sobem ao palco do Teatro Campo Alegre, numa criação de Tiago Rodrigues (Teatro Nacional D. Maria II), a partir de uma das celebrações do amor por William Shakespeare.
 
É igualmente Tiago Rodrigues quem apresenta no Rivoli “By Heart”, às 19 horas de sábado, um espetáculo sobre a importância da transmissão, do invisível contrabando de palavras e ideias que apenas guardar um texto na memória pode oferecer.
 
Ainda hoje, é tempo de o Porto celebrar o aniversário do festival com música, designadamente com o concerto de Alvaro Peña Rojas que acontece às 23 horas, no Ponto de Encontro FITEI (Rivoli), com entrada livre.
 
Mas o grande destaque é o espetáculo de encerramento – “Bacantes – prelúdio para uma purga” – que a coreógrafa Marlene Monteiro Freitas apresenta no Auditório Manoel de Oliveira do Rivoli, às 21,30 horas de sábado.
 
Partindo da tragédia de Eurípides, a música, a dança e o mistério assumem o controlo para nos conduzir a um intenso combate de aparências e dissimulações, polarizado entre os campos dos deuses Apolo e Dionísio.
 
Entretanto, o programa do FITEI acaba, mas os espetáculos continuam tal como começaram: com “Macbeth”.
 
O grandioso espetáculo de Nuno Carinhas, a partir de uma das mais emblemáticas tragédias de William Shakespeare, abriu o festival e volta a subir ao palco do Teatro Nacional de São João pelas 21 horas desta sexta-feira. Mas regressa na tarde de domingo (16 horas).
 
E continuará em cena até 22 de junho, como que para fazer lembrar que o FITEI faz parte da cidade.
 
///
Pontos de Interesse

Iluminação na Ponte do Infante vai ser substituída

No âmbito dos trabalhos de beneficiação do tabuleiro da Ponte do Infante, e uma vez concluída a intervenção ao nível do pavimento, começa nesta terça-feira substituição da iluminação.    Para já serão substituídas as luminárias presentes nos passeios. Na próxima...

Festas de São Bartolomeu ganham sabor junto ao rio

Começa hoje na Esplanada do Castelo, Foz do Douro, “Sabores de São Bartolomeu”, que dá a provar pratos e petiscos ao gosto dos portuenses. Com animação musical na ementa, o evento integra a programação das Festas de São Bartolomeu, a decorrer até 17 de...